quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Definições e contradições

Se há coisa que me diverte é ouvir os políticos falar em investimento público, que é justificado usando "teorias económicas": o investimento público faz sentido porque há coisas que são bens públicos, há efeitos multiplicadores da infraestrutura, etc. A definição de bem público é, neste contexto, uma questão premente.

Os bens classificam-se usando dois critérios: rivalidade no consumo e acessibilidade ao bem. Gosto especialmente do exemplo que Greg Mankiw dá no seu livro de Introdução à Economia, o caso de uma estrada. Será uma estrada sempre um bem público? Não, diz Mankiw, uma estrada pode ser tudo: bem público, bem privado, monopólio natural, ou recurso comum. Tudo depende das duas coisas: acesso à estrada e rivalidade no seu uso.

Estradas com portagens (toll roads) e que estão vazias (uncongested) são consideradas monopólios naturais. As que são bens públicos são as estradas sem portagens e não-congestionadas.

3 comentários:

  1. Rita, isso significa que uma decisão administrativa (tornar portajada ou não portajada) transforma a mesma estrada num bem público ou num monopólio natural. Conceptualmente, nada contra, mas significa que tomar decisões com base em coisas como "ser um bem público" ou "ser um monopólio natural" não podem fazer, obviamente, sentido.

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  2. Não sei se a diferença não seria mais em ser "portajável" do que "portajada" - acho que uma estrada sem portagem mas que seja tecnicamente fácil instalar uma portagem continua a ser um bem excluível (o dono só não exclui porque não quer); ou talvez se possa fazer aqui uma distinção temporal e considerar que as estradas sem portagens são "não-excluiveis" no curto prazo mas podem ser excluiveis no longo (sendo aqui "longo prazo" o tempo que demoraria a instalar uma portagem)

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    1. E mesmo a noção de "uncongested" é relativa - é "uncongested" enquanto tiver poucos carros. Uma estrada é sempre passível (aliás, por norma é dimensionada para isso mesmo) de se restringir com utilizações mais elevadas mas expectáveis (basta, no exemplo mais simples, um acidente).

      Mais, em Portugal, as estradas portajadas são concessionadas pelo Estado - até que ponto um bem do Estado (mesmo sob concessão) pode ser classificado como "privado" é discutível. As estradas, parece-me, são sempre bens comuns.

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