segunda-feira, 20 de abril de 2015

Grécia: Eppur si muove

Vou dizer-vos uma coisa: eu deixei de ver TV depois da quarta temporada do True Blood. Foi a última série televisiva que segui. E foi a quarta temporada porque o livro quatro da Sookie Stackhouse foi o meu preferido, pois foi o que virou a história completamente e deu uma linha de continuidade aos livros. Eu li cerca de oito, se não estou em erro, acho que foi no livro nove que eu perdi o interesse por completo e já não terminei. Hoje em dia, as minhas novelas preferidas têm a ver com economia, e uma das que sigo atentamente é a da Grécia.

Num artigo da Bloomberg, é relatado que o governo grego passou legislação para transferir todas as reservas do governo local para tentar fazer face à suas obrigações com a Troika, que já não é Troika para eles, porque são um bocado Shakespearianos e mudaram o nome à rosa, apesar de o aroma ser exactamente o mesmo. Este comportamento da Grécia indica-nos que eles querem fazer tudo por tudo para continuar no euro. Nenhum governo de pessoas inteligentes gastaria todas as suas reservas de dinheiro para continuar a fazer face a responsabilidades de um projecto do qual pensam desistir. Se era para desistir, teriam guardado o dinheiro e feito planos de contingência para sair porque no caso de saída, essas reservas de dinheiro seriam críticas.

Ou seja, o Syriza parece que esperneia, é petulante, extremamente agressivo, e desafia a UE; depois acaba por fazer o que é preciso para ficar na UE e renega as promessas eleitorais que os elegeram, alienando os seus eleitores. Não sei até que ponto todo este drama que acompanha isto não é uma produção alemã porque ter uma Grécia mal comportada, que justifica fuga de dinheiro para países seguros e política monetária über-expansionista beneficia primeiramente a Alemanha.

Tenho pena de eu não saber grego para poder ler as notícias em grego, só para ter acesso a informação que não é distorcida pela máquina de comunicação social europeia.

3 comentários:

  1. Estes são os que conheço, talvez sejam suficientemente imparciais.

    http://www.ekathimerini.com/
    http://www.tovima.gr/en/

    ResponderEliminar
  2. Twitter também é muito útil.

    https://twitter.com/GreekAnalyst
    https://twitter.com/YanniKouts

    entre outros.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.