domingo, 10 de maio de 2015

Cenários macroeconómicos: uma aposta arriscada para o equilíbrio externo


Muita gente tem criticado este documento por ter cenários macroeconómicos demasiado rosa. As principais diferenças entre o que é defendido pelo governo PSD/CDS e o que é proposto pelo PS são resultado disto. Basicamente, o PS propõe um alívio das sobrecargas fiscais e uma reposição dos salários na Função Pública (bem como o descongelamento das carreiras) mais rápidos do que o actual governo.

Este tipo de cenários me parece bastante irrelevante. Ninguém consegue prever o futuro (nem o passado, quanto mais o futuro). Parece-me óbvio que se o crescimento for mais lento do que o previsto, um governo PS desacelerará estas reposições. Se for mais rápido, um governo PSD/CDS acelerará o seu calendário. Portanto, as diferenças são meramente de discurso. Na prática, implementarão políticas semelhantes.

Há, no entanto, um aspecto que me parece importante realçar e que é o maior risco que este programa do PS enfrenta. Existem várias medidas de estímulo da procura que poderão levar a fortes aumentos das importações. No cenário central do PS, isso não é muito grave porque prevêem uma forte subida das exportações. Essa previsão é suportada por projecções publicadas pela Comissão Europeia. No entanto, estas projecções, feitas em Outubro de 2014, parecem ser demasiado optimistas. O que se tem passado desde então sugere que deviam ser revistas em baixa. 

Ou seja, o principal risco das políticas propostas é o de disparem o défice externo, pecha estrutural da nossa economia. Gostaria de ver mais prudência e menos voluntarismo neste aspecto.

6 comentários:

  1. Caro Luís:
    Deve deduzir-se das suas palavras, portanto, que a violência das acusações por parte de muitos apoiantes do actual governo contra o Cenário Macro do PS se deve apenas à luta política, pouco séria, diga-se de passagem.
    Pois quanto à substância as diferenças são muito mais de caminho do que de chegada.
    E ambos os cenários terão de contar com bastante incerteza.

    ResponderEliminar
  2. Hmmm... para que o défice externo aumente, é preciso que haja quem o financie. Quem o vai financiar?

    Explico-me: o dinheiro não cai do céu. Se há um défice externo, é porque há alguém no estrangeiro que está disposto a enviar dinheiro para Portugal. Se Portugal teve, durante muitos anos, um défice externo permanente, foi porque houve bancos estrangeiros que estiveram dispostos a emprestar dinheiro a bancos portugueses, porque houve estrangeiros dispostos a investir em Portugal, e porque houve emigrantes dispostos a enviar o seu dinheiro para Portugal.

    Agora, creio, não há nada disso. Então, como poderá voltar a surgir um défice externo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Luís foi passar férias a Itália está a contribuir para o nosso défice sem precisar que ninguém o financie (isto se tiver dinheiro para passar férias, claro). Já se for comprar um carro novo também contribui para o défice externo. E se não tiver dinheiro para pagar verá que tem campanhas de financiamento para compra de automóveis muito agradáveis. Se pagar uma taxa de juro muito superior a 0% é porque está a deixar-se enganar.

      Já agora, com taxas de juro tão baixas como as que existem neste momento (e com as quais os bancos também se financiam) onde é que foi buscar a ideia de que ninguém empresta? Se não emprestassem, as taxas de juro seriam elevadíssimas, tipo Grécia.

      Eliminar
    2. O Luís A-C está a cair no erro de reduzir a macroeconomia à microeconomia. Quando falamos do défice externo do país, temos de saber quem financia esse país. Não estou a questionar quem me financia para eu comprar um carro importado ou para eu ir passar férias ao estrangeiro; estou a questionar quem financia o país como um todo. O facto de haver quem me financie a mim, pessoalmente, não significa que haja quem financie o país como um todo.

      As taxas de juro estão baixas mas o facto é que não se empresta. É por isso que há hoje tantas pessoas a arrendar casa - porque não arranjam quem lhes empreste dinheiro para comprar uma.

      Eliminar
    3. "O Luís A-C está a cair no erro de reduzir a macroeconomia à microeconomia."

      É verdade, eu passo a vida a cometer erros destes. É uma vergonha, a bem dizer. Como é que um professor de economia, aliás, de macroeconomia para ser mais precisa, comete erros assim tão estúpidos?

      Eliminar
    4. Deixe lá, é um erro que hoje em dia se comete frequentemente. Discute-se com gosto a economia de Robinson Crusoe numa ilha deserta, ou de um sapateiro e um merceeiro numa aldeia, sem se aperceber que nem toda a economia se reduz a isso.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.