quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Em Portugal, foi assim

Em Portugal foi assim: quem se esqueceu, que se recorde. Isto não é uma apologia do actual governo--também tenho sérios problemas com certas pessoas que, quando o país está de rastos, ameaçam com demissões irrevogáveis--, mas eu votaria em qualquer outro partido, antes de votar em pessoas que se comportam desta maneira numa situação de crise nacional.

Os discos rígidos dos computadores profissionais dos gabinetes dos ministérios das Finanças e da Economia foram limpos de toda a informação durante a semana que antecedeu a tomada de posse do novo Governo liderado pro Pedro Passos Coelho. A limpeza foi feita pelo organismo responsável pela gestão da rede informática do Governo (Ceger) dependente da presidência do Conselho de Ministros.

A notícia faz hoje manchete no jornal i e dá conta de que a semana que antecedeu a tomada de posse do novo Governo foi de intenso trabalho para os informáticos do Ceger que limparam os computadores dos Ministérios das Finanças e da Economia.

Os funcionários destes dois ministérios ficaram sem informação nos computadores, ficaram sem emails profissionais e respetivo histórico e ainda sem lista de contactos depois da limpeza que foi feita aos discos rígidos do sistema denominado RiNG onde circula toda a informação interministerial em circuito restrito.

Fonte: RTP, 30/6/2011

6 comentários:

  1. Seria um caso é se essa informação não fosse apagada. É um procedimento comum em qualquer cessação de funções. Em Portugal e na China.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece. O procedimento normal seria, antes pelo contrário, arquivar essa informação e selar a que estivesse abrangida por regimes próprios de segredo ou forem pessoais. Veja o que aconteceu nos EUA com a Clinton.

      Eliminar
    2. É. Portugal é um lugar onde a informação sigilosa é bem guardada.

      Eliminar
  2. De facto, na China deve ser um procedimento comum.... boa comparacao!

    ResponderEliminar
  3. De facto, na China deve ser um procedimento comum.... boa comparacao!

    ResponderEliminar
  4. De facto. Ontem uma amiga minha comentava sobre a esperteza da campanha da coligação em que não havia um único cartaz com a fotografia do PPC e do PP. Eu realmente agradeço que não me lembrem o tempo todo que vou votar no Portas. Argh!

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.