terça-feira, 22 de março de 2016

Pequenez

Depois dos últimos atentados de Paris (é estranho escrever isto...), o Facebook foi criticado por causa de ter disponibilizado uma ferramenta para colorir a foto de perfil dos utilizadores com as cores da bandeira francesa. Agora, a seguir aos atentados de Bruxelas, está disponibilizada uma ferramenta para que as pessoas na área afectada se marquem como "A salvo". Na minha página já surgiram três amigos a salvo: um belga e dois portugueses.

O meu amigo belga postou no Domingo uma foto dos seus três filhos pequenos, todos alinhados à mesa, a comer sopa. Quando vi a notícia dos atentados esta manhã, assim que acordei, essa imagem veio-me logo à cabeça. Comentei no post "a salvo" dele e, logo a seguir, comentou uma amiga nossa comum, que é japonesa, mas vive na Alemanha. Como dizia o Thomas Friedman, "the world is flat". Estamos todos no mesmo barco, o mundo é cada vez mais pequeno.

3 comentários:

  1. o mundo é flat excepto se ficar em Ancara ou Istambul, locais onde o facebook considera desnecessárias bandeiras e aplicações de segurança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi por isso que foi criticado inicialmente, mas também me ocorreu isso: a vida dos europeus do norte vale muito mais do que a vida de muitas outras pessoas. Acho que só os americanos valem mais do que eles.

      Eliminar
  2. a parte das bandeiras até consigo compreender. anteontem foi a criança afogada, ontem foi a bandeira francesa, hoje a belga, amanha será outra qualquer. é mais para ocidental tranquilizar a consciência..
    não disponibilizarem a aplicação de segurança já me parece um pouco mais difícil de entender, principalmente no caso da Turquia. Trata-se do sétimo país do mundo em número de utilizadores do facebook. Incompreensível.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.