quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Cobertura mediática

Alguns dos nossos leitores sugeriram que se tinha dado pouca cobertura mediática às falhas dos Clinton em comparação com as falhas de Donald Trump. Decidi fazer uma pequena experiência que, apesar de não-científica, indica que há bastante cobertura mediática de ambos.

Fui ao Google e meti algumas palavras chave acerca de tópicos mais controversos associados com Clinton e Trump. Apenas vi o número total, não fiz nenhuma triagem por período específico, mas se estão interessados em perder mais algum tempo do que eu, podem pedir ao Google para apenas procurar num período de tempo específico. Fiz estas buscas entre as 20:00 e as 20:30 horas de Houston, do dia 18 (02:00 e 02:30 de Lisboa, do dia 19). Fiz buscas gerais e buscas dentro do subgrupo notícias. Note-se que é impossível saber se todos os resultados são a favor ou contra os candidatos, apenas podemos ver que tiveram tracção na Internet.

Os tópicos vencedores para Trump são os impostos e o racismo; para Clinton, vencem os e-mails e a corrupção.





9 comentários:

  1. Rita, não venhas com factos estragar as teorias de conspiração. Que mania!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Não se pode fazer uma coisa dessas. E logo a Trump que, durante largos meses foi favorecido pelo algoritmo de que se queixou há duas semanas.

      Eliminar
    2. Quais factos? Estes?
      https://www.google.com/trends/explore?date=today%2012-m&q=trump%20sexual%20harrassment

      Eliminar
  2. Rita, faz isso mas cingindo as datas aos últimos seis meses. Penso que obterás resultados bastante diferentes. Não faz sentido pôres todo o sempre quando o que se pretende é aferir da cobertura agora durante a campanha. Nota, não testei. Proponho o exercício perfeitamente em branco.

    LAC: recomendo-lhe o editorial do Wall Street Journal de há quatro ou cinco dias. Proponho-lhe também ver quanto no mainstream se tem falado dos mails Podesta que têm vindo a sair agora nos últimos dias. E, já agora, que destaque deram os media mainstream ao corte de internet a Assange pelas autoridades Equatorianas sob pressão dos EUA? Algo que nunca tinha acontecido anteriormente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho tempo. Eu tenho ideias malucas, tu implementas: divisão de tarefas...

      Eliminar
    2. Rapariga, tem piedade de mim! Eu tenho uma ligação relativamente lenta e ainda por cima estou atrás duma VPN que torna a ligação ainda mais lenta do que já é! Já fazer só um teste moeu-me a paciência. Testar todas a hipóteses que colocaste ficava aqui o resto da tarde!

      Eliminar
  3. Já depois de ter colocado o post anterior fui testar uma das pesquisas, a dos sex scandals e limitada a um ano para não estar a fazer um intervalo personalizado.

    Em News temos 2460000 para Trump Sex Scandal e 1150000 para Clinton Sex Scandal. Realmente nada como factos para desmontar preferências pessoais. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim, não podes concluir nada acerca das preferências pois não sabes quantos são a favor nem quantos são contra. A única conclusão possível é que há cobertura mediática e um tem mais do o outro. Agora se é boa ou má, não sabemos.

      Eliminar
    2. *ATCHIM!!!*

      *AAAATTTTTTTCCHHHHHHIIIIIIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!*

      *AAAAATTTTCCCCHHHHHHHHHUUUUUUUUUUUUUUUU!*

      *AA...AAAAAA....AAAAAAAA....*

      Que ataque de espirros acaba de dar-me, vá-se lá sab

      *TTTCCCCCCHHHHHHHHHHHHHHÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚÚ!!!*

      er porquê...

      *AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAATTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM*

      Ai ai ai, que vida a minha!

      *AAAAAATTTTTTCCCCCCHHHHHHUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!*

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.