quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Mathew e Nicole

A costa dos EUA, nos estados da Florida, Geórgia, e Carolina do Sul, está prestes a ser atingida pelo furacão Mathew, que matou 108 pessoas só no Haiti. Mathew, que se estima será uma tempestade de categoria 4 aquando do impacto, é designado de furacão porque está no Atlântico; no noroeste do Pacífico seria chamado de tufão. Furacão, tufão e ciclone é tudo o mesmo fenómeno meteorológico, a diferença de termo deriva apenas da localização geográfica -- ciclone dá para tudo. A lista de nomes das tempestades pode ser consultada na página da World Meteorological Organization.

Cerca de 1,5 milhões de pessoas na Florida estão a ser evacuadas, mas há o risco de muita gente ignorar os avisos e não dar importância suficiente a esta tempestade. A última grande tempestade, categoria 3 ou superior, que atingiu os EUA foi Wilma, em 2005, o ano famigerado que também nos deu Katrina e Rita. O furacão Mathew já fez história: (i) é a tempestade de categoria 4 ou 5 que durou mais tempo nas Caraíbas; (ii) não há memória de uma tempestade de categoria 5 ter ocorrido tão a sul no Atlântico; e (iii) é a mais longa tempestade de categoria 4 ou 5 que aconteceu em Outubro.

Nicole, a tempestade seguinte, também já se formou no Atlântico. Podem ver fotos e vídeo no NOAA Environmental Visualization Lab:




1 comentário:

  1. Estou a seguir esse monstro com bastante interesse e há a possibilidade de se juntar ao Nicole o que, enfim, até nem seria mau de todo. Nas Bahamas vai afectar todo o arquipélago e há alertas em vigor para todas as ilhas. Que horror de monstro este...

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.