quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Telhados

Já é praticamente Primavera por aqui e muitos residentes andam a trocar o telhado às casas. É uma coisa que se faz de 15 em 15 anos ou menos frequentemente, se a qualidade do material for superior. Como quase toda a gente que é dona de uma casa tem seguro, o próprio seguro obriga a que se mude o telhado, senão é cancelado por causa do risco acrescido de se ter um telhado velho. Uma das casas ao pé de mim está a meio do processo, que é muito rápido. Demora talvez um dia ou dois. 

Não gosto muito destas casas, esta da foto deve valer uns $60.000 só a casa; o terreno vale uns $400.000. Se fosse posta à venda o valor da casa seria simbólico, o terreno é que teria quase todo o valor. Há muitas pessoas que compram casas antigas, deitam abaixo a casa velha e constroem outra nova, mas muito maior.  Nesta casa, as traseiras são feias, com as paredes exteriores revestidas de painel, a minha também é mais ou menos assim, mas não tão feia. Enchi logo o pátio de plantas senão ficava deprimida -- sempre que mudo de casa, a primeira coisa que é decorada é o pátio. 

Quando me mudei para aqui fiquei triste com a situação do jardim e das traseiras, mas precisava de uma casa com garagem, um jardim vedado para os meus cães, e queria viver muito perto do emprego (demoro 15 minutos de carro, sem trânsito), logo não há muito por onde escolher. Para além disso, estar perto do centro de Houston é relativamente caro. Tenho saudades do meu jardim de Memphis e as minhas traseiras lá são de tijolo. As frentes destas casas até nem são muito feias, pois são de tijolo e o jardim da frente costuma ser bem cuidado. 

Hoje de manhã estavam a retirar o telhado velho. 

Menos de 8 horas depois, já está instalado um telhado novo. 



2 comentários:

  1. Curioso. Completamente diferente da nossa realidade em que o valor da construção costuma ser significativo face ao valor da propriedade (excepto zonas premium muito delimitadas).
    E em relação aos interiores das casas? Quais as maiores diferenças que nota em relação à nossa realidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui, estas casas foram construídas há 40 anos, logo há quem prefira coisas mais novas--é por isso que, no mercado, a casa não vale muito. Para efeitos de seguro, o valor da estrutura da casa deve andar à volta de $250 mil, que seria o que o seguro teria de gastar para voltar a reconstruir uma casa igual a esta.

      Devo confessar que as casas velhas têm uma grande vantagem: em caso de incêndio demoram 30 minutos a ir ao ar; já as casas novas caiem em 8 minutos. Ou seja, numa casa nova, os bombeiros nem têm tempo de chegar à propriedade.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.