quinta-feira, 17 de março de 2016

Juiz em causa própria

Não é que eu entenda muito bem o que se está a passar no Brasil - na verdade, prefiro esperar para ver, antes de saltar para conclusões precipitadas. Mas há uma coisa que pergunto: há mesmo alguém que se sinta confortável em ver que, num estado de direito, há um juiz que é responsável por julgar um caso de corrupção que envolve um ex-presidente e que confessa publicamente, no facebook, odiá-lo e achar que o seu partido é uma força a ser erradicada? Que terá mesmo metido um post há umas semanas onde diz que quer limpar a bandeira do Brasil de qualquer nódoa vermelha (a cor do PT)? A sério, e independentemente de quaisquer considerações sobre o comportamento passado e presente de Lula, há mesmo quem ache que isto é algo menos que aterrorizador? 

16 comentários:

  1. Grande Luis. Ainda há luzinhas de lucidez cívica a piscar neste oceano de expiação pôdre.
    E que dizer da decisão de outro juiz que, escassos minutos após interceptar ilegalmente uma escuta, irrelevante, com a Presidente da Republica, a envia em formato escrito e áudio para a comunicação social, com o propósito declarado de provocar agitação política?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo muito assustador. E sabe que quando isso aconteceu, pensei: bom, só há algo ainda pior que isto. É um juíz enviar escutas em formato escrito e áudio para a comunicação social, mas às escondidas, em jantares em sítios obscuros com comparsas jornalistas.

      Eliminar
    2. Correcto, Luis. A história da decência nas instituições democráticas, justiça, comunicação social e opinião pública incluídas, tem materiais preciosos para destilar, em Brasil e em Portugal, nos últimos 3 anos. Até deste blogue, de alguns seus colegas, ainda se vão aproveitar algumas folhas. Sempre estive nos antípodas das escolhas políticas de José Sócrates e Lula. Neste momento, vejo-os como heróis. A sua exposição sacrificial deu contributos importantes para compreender a sociedade em que vivemos e o quanto ainda falta para dominar a nossa condição animal.

      Eliminar
  2. Aparentemente não estão completamente mal informados aqui https://www.facebook.com/Andre.Barata.Nascimento/posts/10206007319288214
    (Não é necessário estar ligado ao Facebook para ter acesso)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho a certeza de ter percebido o seu comentário.

      Eliminar
    2. A referência que adicionei vai no mesmo sentido do seu artigo.

      Eliminar
  3. Independentemente dos ódios pessoais do juiz, se ele seguir os procedimentos da lei, não julgo que o estado de direito seja posto em causa pela sua conduta. Não é essa parte que me assusta. O que assusta é ver um país rico a ser explorado por um punhado de gente e ninguém fazer nada porque isso significa que todos os que o poderiam impedir são coniventes ou têm medo de exercer as suas responsabilidades. Ambas estas opções parecem-me mais assustadoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, os "procedimentos da lei", como sabes, são extraordinariamente largos. É visível que não há propriamente consenso sobre se o juiz, por exemplo, tem mesmo poder para impedir a nomeação de um ministro. A mim assusta-me, aliás, não há mesmo mais nada que me assuste mais, do que juizes em causa própria. Como disse ontem no facebook, prefiro culpados por prender, do que juizes comprometido a julgar.

      Eliminar
    2. "se ele seguir os procedimentos da lei"
      É. Tem cara disso.
      http://www.brasil247.com/pt/247/alagoas247/221717/Desembargador-denuncia-fraude-em-liminar-contra-posse-de-Lula.htm
      Já não é juiz em causa própria, Luis. É juiz que constrói o processo para o qual tem uma sentença.

      Eliminar
  4. As esquerdas estão cheias de medo. Aterradas, mesmo. Só não se assustam com a incompetência e com a corrupção do PT. Sintomático.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse comentário é resposta a quê, exatamente?

      Eliminar
    2. Ao seu susto. Só se assustam para um lado.

      Eliminar
    3. Então diz que o seu comentário é sobre o meu susto individual, e logo a seguir diz "só se assustam"? É que se o comentário for sobre mim, eu posso responder. Se for sobre outras pessoas, já é mais difícil.

      Eliminar
  5. E como não podia deixar de ser lá aparece o nome de Sócrates no pasquim Observador

    http://observador.pt/2016/03/17/socrates-tentou-imitar-lei-brasileira-protege-lula/

    ResponderEliminar
  6. será mais assustador que nomear alguém ministro para o proteger de uma acusação?
    Será a falta de imparcialidade de um mero juiz mais grave do que a nomeação feita pela presidente do Brasil?

    ResponderEliminar
  7. Quem quiser ir mais longe, poderá repescar notícias do Brasil, de anos recentes, sobre a compra de acórdãos (dos tribunais judiciais). Não estou a dizer que existiram ou não. Estou a dizer que existiram notícias a partir das quais é possível aprender algo.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.