quarta-feira, 19 de maio de 2021

Agreste

Se há coisa que me tira a tusa é o Golfo do México, com a sua água morna e calminha, reminiscente do conteúdo de uma banheira; mas esta semana está uma ventania que nem vos conto e o Golfo está bravo, tão bravo que se olha para ele e se vislumbra a intensidade do Atlântico. Fico feliz com tanta agitação porque uma pessoa está à beira mar e sente o respeito que deveras comanda. Desde há uns anos que durmo com as cortinas meio abertas para acordar com o raiar do dia. Acho que é um hábito que nos aproxima dos nossos antepassados de quando a electricidade ainda nem era um sonho e o contacto com a luz natural também regula o nosso ritmo circadiano.

Como acordei por volta das seis da manhã, tomei o pequeno almoço, e aproveitei para dar uma volta na praia. Não estava quase ninguém, mas via-se bastantes pássaros e à distância alguns pescadores. Não há muita gente no hotel nesta altura, mas ontem quando falei com o empregado do hotel que me trouxe as malas para cima, fiquei a saber que as melhores alturas para visitar são em Abril e Novembro porque ele diz que o tempo ainda está bom -- o tempo está quase sempre agradável por estas bandas, -- mas não há quase ninguém. Vou ter de me certificar da altura do mês para poder planear a minha próxima visita. 

Toda a gente aqui é muito simpática e atenciosa, mas tenho a apontar que os hóspedes quase não usam máscara nos espaços comuns. O único sítio onde eu não uso máscara é nos restaurantes; de resto uso se vou entrar e sair de edifícios, mas se estou na praia ou sentada na esplanada, não uso. Na rua não vale a pena, mas dentro dos edifícios acho que devemos usar.

O meu passeio matinal:







 

5 comentários:

  1. "Desde há uns anos que duro com as cortinas meio abertas".
    onvém emendar: é durmo o que queria escrever, com certeza.
    Pf não publique este coemntário e... boas férias.

    ResponderEliminar
  2. Não a entendo Rita: chamei-lhe a atenção para o lapso que cometeu no seu post e pedi~lhe para não publicar o meu comentário. E a Rita fez tudo ao contrário: não corrigiu o erro- lá está o "duro" em vez de "durmo" - e publicou o meu comentário.
    Não a entendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é porque tem de entender duas pessoas: é o LA-C que tem a gentileza de publicar os comentários, não sou eu. E depois, efectivamente tentei corrigir o erro (até reli alguns posts anteriores a ver se me tinha escapado mais alguma coisa e havia umas correcções de pontuação que fiz), mas não deve ter gravado a correcção neste post. Vou tentar outra vez. Obrigada pela atenção.

      Eliminar
    2. Peço desculpa. Não tinha dado conta que neste caso tinha pedido para não publicar.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.