terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Possession

"Possession" é uma canção de Sarah MacLachlan, uma artista canadiana. Quem ouvir a canção pela primeira vez pensará que se trata de uma canção romântica, mas é uma canção sobre violência. O tema é inspirado em alguns "stalkers", homens que estavam obcecados por Sarah MacLachlan e lhe escreviam cartas, descrevendo as suas fantasias sexuais. O caso tornou-se ainda mais famoso porque um dos stalkers processou a artista acusando-a de ter usado as suas cartas como inspiração para a letra da canção. Nunca chegou a haver um julgamento porque esse homem suicidou-se entretanto.

Na sexta-feira, encontrei um dos meus "stalkers" no Facebook. Conheço esta pessoa pessoalmente, já a proibí de ter todo e qualquer contacto comigo, mas ela cria outras contas e envia-me pedidos de amizade. Já deixei de aceitar pedidos de amizade, até porque não me interessa conhecer mais ninguém. Esta pessoa é amiga de alguém na minha família, que também já foi avisada que estou a ser vítima de um crime, mas essa pessoa da minha família é também criminosa--foi através dela que a NOS me meteu em sarilhos.

Através dessa ligação familiar, o meu stalker tem acesso a documentos meus e pelo telefone já me explicou "coisas" da minha vida que são privadas e às quais não deveria ter acesso, como episódios da minha vida familiar. Em público já me chamou de bêbada por eu postar fotos de idas a restaurantes onde aparece um copo de vinho, ou das garrafas de vinho português, que eu compro. O facto de eu não ter filhos é usado contra mim, o facto de eu e o meu marido estarmos separados (ao fim de um casamento de 12 anos) é prova de que eu sou má pessoa. Às vezes, as pessoas surpreendem-se por eu ter uma boa capacidade de encaixe, mas eu tenho várias décadas de prática.

Estas pessoas têm acesso aos meu número de bilhete de identidade e cartão de contribuinte. Até têm acesso ao número de cartão de contribuinte do meu marido em Portugal. Foi sorte alguém com acesso à minha informação nas Finanças ter dado a morada do meu procurador à NOS, pois foi assim que eu descobri que estava a ser vítima de um crime de usurpação de identidade. Felizmente, hoje há o PEPEX, um serviço que o estado português disponibiliza e que nos permite ver em que processos é que estamos envolvidos. Agora tenho uma ferramenta para vigiar o meu bom nome em Portugal.

Acima de tudo, eu sou uma pessoa com muita sorte porque consegui sair da encrenca sem ter de gastar dinheiro, apenas tempo. Por exemplo, durante a minha estadia em Portugal, quando estive no Porto, fui à Autoridade Tributária para fazer um depoimento acerca do meu caso com a NOS. Mas não saí sozinha, tive ajuda. Acho que sou boa pessoa, mas tenho o privilégio de ter amigos que são muito melhores do que eu e que, quando me vêem em apuros, me protegem e guiam. O que os meus amigos fazem por mim não tem preço e, acima de tudo, espero poder estar à altura deles. Eu não me faço sozinha; tenho muita ajuda.

Para me proteger ainda mais, eu deveria ir à Polícia Judiciária fazer uma queixa contra estas pessoas, mas só usando o meu cartão de cidadão é que posso fazer uma queixa via Internet. O meu cartão não funciona e já várias pessoas no Portal do Cidadão me tentaram ajudar, mas não conseguiram. Há alguns meses enviei um email à Polícia Judiciária, mas não obtive resposta. Ter de usar parte das minhas férias em Portugal para lidar com estas coisas não é propriamente agradável, mas recorda-me a razão pela qual saí e sair pode ser triste, mas também produz uma sensação de alívio: é mais uma camada de protecção entre eu e "eles".

P.S. Talvez o meu caso possa ajudar pessoas em situação semelhante à minha e por isso o divulgo aqui.

4 comentários:

  1. Não costumo concordar com o que escreve, em política, mas admiro a limpeza (e o humor e a desenvoltura) das suas postagens. Esta, é um exemplo disso.
    Que estas cenas feiosas não lhe façam perder a verve.
    RAA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É bom não concordarmos, ficamos todos mais ricos por isso.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.