quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O princípio do fim

O líder da maioria (Republicana) do Senado americano, Mitch McConnell, teve uma ideia brilhante: anunciou que o Senado nem sequer iria considerar uma proposta do Presidente Obama para nomear um candidato para substituir Antonin Scalia no Supremo Tribunal dos EUA (SCOTUS). Antes, Donald Trump havia dado o grito de guerra: "Delay, delay, delay!" Isto tem o potencial de se tornar muito feio para os Republicanos: num inquérito da Fox News, 62% dos eleitores inquiridos indicaram que querem que o Presidente e o Senado considerem um candidato agora vs. 34% depois da tomada de posse do novo Presidente. Já noutro inquérito do Pew Research Center 56% querem que se considere um candidato agora vs. 38% depois. Acho uma péssima jogada dos Republicanos e poderá prejudicar a imagem do partido antes das eleições. O Presidente tem plenos poderes constitucionais para fazer uma nomeação e o Senado não pode interferir com os poderes do Presidente. Se não gostam, rejeitem, ou não considerem, o candidato e sofram as consequências da sua decisão.

Para defender a sua posição, os Republicanos invocam a posição que Joe Biden tinha há quase 24 anos, enquanto Senador quando, em Junho de 1992, sugeriu em entrevista ao WashPost e num discurso no Senado, que o Presidente George H.W. Bush não deveria nomear um substituto para uma demissão voluntária de um Juiz e que deveria deixar isso para quem ganhasse as eleições, que se realizariam no início de Novembro, como normal. Nesse caso, estaríamos a falar de um período de seis meses até que um Presidente novo que ganhasse essas eleições tomasse posse (foi Clinton). Como era uma demissão, a pessoa poderia continuar em funções até a demissão ter efeito, o que é impossível em caso de morte, obviamente. (Contudo, é de notar que o SCOTUS não precisa de nove Juízes para funcionar; nove é o número máximo e é um número simpático porque não permite empates.) No caso do substituto de Antonin Scalia, estamos a falar de um período de 11 meses até poder haver uma nomeação e normalmente leva 67 dias a confirmar um Juiz do Supremo Tribunal de Justiça, logo um período total de 13 meses. Não é muito razoável esperar mais de um ano.

Mas o mais interessante disto tudo é a divisão que se criou entre os Republicanos: o senador Republicano, James Lankford distanciou-se de McConnell, dizendo, "I wouldn't have a problem with that. The President's going to do his job and I'll do mine." Sim, meus amigos, estou orgulhosa de ele ser de Oklahoma -- foi lá que eu vivi primeiro.

Podem ler mais nestes artigos da CNN e do NYT.

6 comentários:

  1. E os Republicanos têm outro problema: podem conseguir um juiz "centrista" com o Obama ou terão de "engolir" um juiz mais liberal (se ganharem os democratas as eleições, especialmente se existir uma alteração da composição do Senado) ou um maluco (se ganhar - Deus nos livre - o Trump). :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que ninguém acredita que o Obama nomeie um juiz "centrista". Daí a polémica.

      Rita, isto é uma questão que só preocupa a "punditry": ao votarem, em Novembro, a última coisa em que os "folks" vão pensar é nisto. ;-)

      Eliminar
    2. A questão não é essa: o povo já acha o Congresso completamente incompetente e paralizador do país. Se eles se comportam assim, ainda irão piorar a sua imagem.

      Eliminar
    3. E qual a opinião que "o povo" tem do Obama?

      Eliminar
    4. 50%-50%, ao que parece:

      http://www.gallup.com/poll/113980/Gallup-Daily-Obama-Job-Approval.aspx

      Eliminar
  2. Uma peça interessante:

    http://www.wsj.com/articles/republicans-should-want-a-supreme-court-fight-1456185144

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.