sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Soube-me tão bem!


No corredor amplo de um espaço público avisto, ao longe, caminhando na minha direcção, uma mulher ainda jovem, que logo me pareceu familiar. Quatro ou cinco passos mais, o rosto da mulher ilumina-se num sorriso e ela exclama: “O professor Varela de Freitas!”. O nome dela veio ao mesmo tempo: era a Susana, que há uns quinze anos fora minha orientanda numa tese de mestrado em Desenvolvimento Curricular. Para além da conversa necessária para saber de cada um de nós, e da possibilidade nos podermos voltar a encontrar, já que frequentamos regularmente aquele corredor, fica aquela sensação que sempre experimento quando encontro um antigo aluno e com ele revivo o passado.


Soube-me tão bem!

2 comentários:

  1. Acabam por gerar, num ponto inespecífico do nosso ser, um sentimento misto de amor e gratidão... mesmo os mais rebeldes. Passar o conhecimento que detemos, àqueles que vêm até nós para o receber, cria uma sinergia indescritível que se sedimenta nas almas tanto do aluno, como do mestre, para sempre.

    ResponderEliminar
  2. Ensinei durante pouco tempo, mas ainda tenho vários alunos com quem mantenho contacto e muito deles até já me esqueci que foram alunos e são meus amigos. Mas é uma sensação muito boa quando os que já não vejo há muito tempo me procuram.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.