quarta-feira, 29 de abril de 2015

Um pensamento simples

H. L. Mencken escreveu algures que se os grandes filósofos não são lidos, não é por causa da profundidade ou da complexidade das suas ideias. O motivo é mais simples: a maioria são péssimos escritores. Quem já tentou ler, por exemplo, a prosa tortuosa e intragável de Hegel ou Kant percebe bem o que Mencken queria dizer.

4 comentários:

  1. Eu detesto ler coisas mal escritas. Ainda ontem comentava com um amigo a péssima gramática de algo que eu estava a ler e que me incomodava bastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A título de curiosidade, escrevi este post na sequência da leitura e tentativa de interpretação deste parágrafo de Hegel (mas também admito que a culpa pode ser dos meus pobres miolos, que não dão para tanto):

      Como dissolução da vida do Estado existente, a subjetividade que encontra a sua mais exterior manifestação na opinião e no raciocínio que fazem valer as suas contingências e no mesmo passo a si mesmos se destroem encontra também a sua verdadeira realidade no extremo contrário: na subjetividade como idêntica à vontade substancial. Então constitui ela o conceito do poder do príncipe. (Princípios da filosofia do direito, p. 294-295)

      Eliminar
    2. Este parágrafo está muito mal escrito, mas desconfio que a culpa deve ser de quem o traduziu. Mas nunca li Hegel em alemão (nem em português, confesso - só uns textos há muitos anos, quando tinha Filosofia no liceu) para poder falar sobre a sua forma de escrever.

      Eu também tenho muita dificuldade em ler perceber o que não é bem escrito. Como dizia já não sei que autor francês, "ce qui se conçoit bien s'énonce clairement"; concordo inteiramente.

      Eliminar
    3. Tem razão em tudo o que escreveu. De facto, a tradução pode estar péssima e eu posso estar a rogar pragas injustamente ao Hegel. Infelizmente, não sei ler alemão, para verificar, mas já tentei ler o homem em espanhol e inglês e também não ajudou nada.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.