quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O FBI ataca outra vez

Às 13 horas de Washington, D.C., de Terça-feira, num tweet numa conta obscura, que estava dormente há vários meses, mas começou a ser usada no Domingo, o FBI anunciou que a agência tinha publicado o resultado de um investigação acerca do perdão dado por Bill Clinton ao doador democrata, Mark Rich. Este anúncio é estranho, pois o relatório estava disponível para publicação antes, mas o FBI diz que foi publicado em resposta a um pedido sob o Freedom of Information Act, ou seja, foi uma coincidência a sua publicação agora. O timing é, no mínimo, mau, pois o anúncio da investigação dos e-mails de Huma Abedin já tinha posto em causa a independência política da agência e agora essa suspeita está reforçada.

Há também quem ache que o FBI deve divulgar se tem ou não provas acerca do envolvimento da Rússia no processo eleitoral americano. Supostamente e de acordo com alguns Democratas, James B. Comey, o director do FBI, recusou-se a pronunciar-se sobre o assunto no mês passado por achar que era demasiado próximo das eleições. Dado que Donald Trump acusa o processo eleitoral de estar contra ele e tanto ele, como os seus apoiantes, ameaçam não aceitar os resultados das eleições se Hillary Clinton ganhar, o FBI está a colocar-se numa posição interessante: se não há envolvimento, as pessoas irão perguntar-se por que razão não foram asseguradas da idoneidade do processo eleitoral, o que não afectaria as eleições; se há envolvimento, então saber que candidato estava a ser prejudicado seria relevante. Se o envolvimento da Rússia beneficiar Trump, como se suspeita, o FBI vai ser acusado por Trump e seus apoiantes de estar a mentir e de o processo estar viciado, o que causará instabilidade social.

Estes dois ataques a Hillary Clinton poderão acabar por funcionar a favor dela, pois pode mobilizar as pessoas a votar nelas pois há a impressão de que ela está a ser perseguida. Trump tem vários problemas que não estão clarificados. O IRS está a fazer uma auditoria aos impostos de Donald Trump e ainda não divulgou nenhuns resultados, mas o The New York Times avançou ontem com uma teoria acerca da forma como Donald Trump evitou pagar impostos e não é claro, como avisaram os advogados de Trump nos pareceres que lhe forneceram, de que os artifícios contabilísticos usados sejam legais.

O certo é que amanhã é capaz de haver mais revelações, pois a situação está bastante fluída. Até 30 de Outubro, estima-se que 21 milhões de Americanos já tinham votado, sendo muitos deles pessoas idosas. À medida que nos aproximamos do dia da eleição, é normal haver mais jovens, pessoas de cor, e independentes a votar.

1 comentário:

  1. 6/Nov./2016
    «(...)
    FBI Director James Comey abruptly announced Sunday that a review of newly discovered emails sent or received by Hillary Clinton has not changed his conclusion that the Democrat should not face criminal charges. His announcement came in a letter to congressional lawmakers two days before Election Day.

    Comey said the FBI has worked "around the clock to process and review a large number of emails" obtained from a device belonging to Anthony Weiner, the disgraced former congressman and estranged husband of top Clinton aide Huma Abedin. He said the review has not changed the bureau’s assessment from earlier this year that Clinton should not be prosecuted for her handling of classified information at the State Department.

    The new review has roiled the presidential campaign in its final days, shattering what had appeared to be Clinton’s solid grip on the race and emboldening Republican Donald Trump. During a campaign stop earlier Sunday, Trump warned that Clinton would be under investigation as president, prompting an ‘‘unprecedented constitutional crisis.
    (...)»
    http://www.bostonglobe.com/news/politics/2016/11/06/fbi-says-clinton-won-face-charges-over-mails/XTiP5yFhbPPsgRqrLXEM1J/story.html?p1=BGHeader_SmartBar_Breaking#comments

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.