quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Dia 2

Qual a minha surpresa, quando abri hoje o Instagram e vi que uma das influenciadoras americanas que eu sigo está no Alentejo--em Arraiolos, mais propriamente. E meteu fotos giras da Villa Extramuros, o hotel onde está e que eu não conhecia. Não deu para perceber se era um post patrocinado, o que é estranho, mas como a rapariga mal chegou a Portugal, vou aguardar. Normalmente as bloggers americanas indicam quando o conteúdo é patrocinado, mas mete-me um bocado de impressão quando não há indicação (fyi, nada do que eu escrevo é patrocinado). A diferença de exposição é enorme: a blogger com mais de 59 mil seguidores e a Villa Extramuros com 2225.

Nunca me aconteceu encontrar um blogger que tenha ido parar a Coimbra--deve haver, mas eu não encontrei e eu até sou uma pessoa relativamente bem informada. Normalmente, os que encontro vão a Lisboa ou ao Porto. Por exemplo, o Joe Thomas iria adorar a Biblioteca Joanina. Até estou a imaginar a foto que ele tiraria da varanda do Museu Machado de Castro ou da do À Capella. A Quinta das Lágrimas também me pareceria bem, o Penedo da Saudade, o Jardim Botânico, o Jardim da Sereia -- não, esse foi todo escavacado! Mas o Joe foi a Lisboa, Sintra, e Porto.

Devia esquecer-me de Coimbra porque só me traz dissabores. Nada obriga uma cidade a progredir, como demonstra a arte de Norwood Viviano que tive a sorte de ver ao vivo na Renwick Gallery, mas é preciso ser-se muito incompetente para não conseguir dinamizar a cidade. Ir pela baixa e só ver lojas de produtos turísticos baratos tira completamente o tesão e não se percebe como é que dão licenças para aquilo. Podiam tentar arranjar uns artistas locais e abrir ateliers nas antigas lojas. Não ia adiantar nada porque os turistas passam à frente do Edifício Chiado e não entram porque não sabem que é um museu.

Achei foi piada à Liz Steel, que se queixava que tudo no Porto podia ser desenhado. Quem é que se encantaria em desenhar as rotundas de Coimbra?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.