terça-feira, 27 de outubro de 2015

A cadeia do ressentimento

Infelizmente, não consigo ser totalmente isento em relação a muitas coisas. Eu bem me esforço, posso andar perto, mas há sempre uma falha. Querem um exemplo? Recente? Pois bem, admito que o Sporting ganhou bem ao Benfica, que não há discussão sobre isso. Mas não deixo de pensar que se o árbitro, antes do primeiro golo do Sporting, tem assinalado aquela grande penalidade sobre o Luisão, quem sabe se o jogo não teria sido outro? O Benfica até estava a jogar bem, nessa altura…

Se não sou isento em relação ao futebol, posso sê-lo em relação à política? Ora eu penso que nem eu nem praticamente ninguém (ou alguém?). O que tenho visto, lido e ouvido sobre a actual situação pós eleitoral demonstra à saciedade a falta de isenção na análise. E eu creio que isso deriva do que eu chamo a cadeia dos ressentimentos. A tendência para argumentar com base no passado origina uma catadupa de memórias nas quais é sempre possível encontrar um presumível culpado de uma situação que, embora apenas remotamente tenha ligação com o que se passa hoje, gera o contraditório de uma outra situação semelhante invocada pela parte oposta. Ontem, ao ver o “Prós e Contras”, confirmei essa cadeia de ressentimentos. É evidente para mim que Cavaco Silva foi o principal responsável pela “crispação” na Assembleia (já agora, penso que é uma opinião maioritária). Por outro lado, concordo que Ferro Rodrigues poderia ter feito um outro discurso de posse. Mas compreendo que, ressentido com a posição do presidente em relação a deputados da Assembleia, ele não resistisse a uma resposta.

Um pouco marginalmente, devo declarar que não sou mesmo isento em relação a Cavaco Silva. Há mais ou menos dez anos, não posso precisar quando, mas em tempos próximos da eleição presidencial de 2006, num almoço no Restaurante Panorâmico de Gualtar com o Luís e o Fernando Alexandre, fui tão impressivamente contra a candidatura de Cavaco Silva que o Fernando teve o seguinte comentário: “Caramba (não estou certo que tenha mesmo dito “caramba”) você não gosta mesmo do homem!” E lembro-me de ter redarguido que isso acontecia desde aquela sua célebre afirmação, quando primeiro-ministro, de que raramente tinha dúvidas e nunca se enganava. Na altura, veio-me de imediato à memória o que outro iluminado dissera: “Sei muito bem o que quero e para onde vou”. Escuso de recordar quem era.

Eu não estou contente com o rumo que as coisas estão a tomar. Vejo difícil, com os actuais protagonistas, que exista sensatez para aceitar sem guerrilha mudanças – e elas terão de existir, e, penso, muito rapidamente. Primeiro, teriam de se eliminar ressentimentos: e é tão difícil…

Como não sou mais do que um cidadão interessado na “res publica” e não um político, fico-me por aqui. Até porque tenho na forja uma entrada mais sobre educação, que é onde me sinto mais à vontade…

8 comentários:

  1. Grande penalidade sobre o Luisão?? Então não era sobre o Gaitan? Vejam lá se não se esquecem de mais alguma.

    E depois os sportinguistas é que são calimeros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre o Gaitan foi na segunda parte,,, Mas essa para mim não foi tão evidente e, além disso, já não adiantava nada., Acho que fui claro: o Sporting foi justo vencedor. Sou benfiquista mas nem sou "doente" nem vejo inimigos nos adversários.

      Eliminar
    2. Sobre o Gaitan foi na segunda parte,,, Mas essa para mim não foi tão evidente e, além disso, já não adiantava nada., Acho que fui claro: o Sporting foi justo vencedor. Sou benfiquista mas nem sou "doente" nem vejo inimigos nos adversários.

      Eliminar
    3. Cândido, não sei o que se passa com os teus comentários, mas saem sempre em duplicado.

      Eliminar
    4. Vou ver se percebo porquê. A Rita pode ter razão.

      Eliminar
  2. Muito, muito interessante. Penso que Cavaco anda ressentido porque ninguém liga nenhuma ao que ele diz.

    ResponderEliminar
  3. Os comentários em duplicado acontecem quando nós comentamos e depois usamos o botão de navegação para ir para a página anterior (a seta para trás). Acho que é um problema do Blogger ou do navegador que volta a enviar a informação para o Blogger. Eu reparei, quando comecei a comentar aqui, que me acontecia isso e deixei de usar esse botão.

    Eu também gostei muito do que escreveu, Cândido. Aliás, revi-me muito no que disse. Todos nós temos enviesamentos. No meu caso, eu não nego os meus e, se me perguntarem quais são, até dou uma lista exaustiva.

    ResponderEliminar
  4. Se se ligar o "ressentimento" com a competição e a concorrência chega-se lá, mas só se começar por estas últimas, porque a primeira dá para tudo e, sendo assim, não esclarece nada nem informa nada. :-)

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.