quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Correio da Manhã exagera...

O Correio da Manhã diz que está a ser vítima de censura porque há uma providência cautelar que impede o CM e a CMTV de cobrirem o caso Sócrates. O Facebook está cheio de pessoas indignadas. Eu acho um profundo exagero tudo isto porque desde a eleição de Ferro Rodrigues para Presidente da Assembleia da República, todos nós nos estamos "cagando para o segredo de justiça".

O que vale para um, vale para todos--bem vindos ao novo Portugal!

8 comentários:

  1. Não sei se o grupo Cofina partilha o entendimento do presidente da AR. O que me parece é que, por argumentos económicos o CM veio dizer que as acusações ao Sócrates não estão particularmente fundamentadas no processo. Uma vez que pelo que percebo o efeito da providencia cautelar se resume a ter de pagar cerca de 4000€ por infracção/noticia apresentada e que só o CM tem uma circulação diária de cerca de 100.000 (números de 2013, pode ter baixado), diria que temos uma indicação de que o valor do que está no processo Sócrates para o grupo Cofina será inferior a 4 cêntimos por leitor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto parece-me um bocado mal-explicado e eu não sei bem quem tem razão e quem não tem... No entanto, achei uma boa oportunidade para fazer uma piada.

      Não percebo muito bem como é que se justifica uma providência cautelar que só afecta o CM e a CMTV. Será que notícia explica mal a natureza da providência cautelar ou a juíza realmente só se preocupou com este medium?

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Explica-se por terem requerido a condição de assistentes do processo para praticar o crime de quebra de segredo de justiça. Com o Portugal pôdre a aplaudir. Se é para fazer julgamentos na praça pública mais vale colocarem as acusações na net em côr azul e o contaditório da defesa em vermelho. Poupa-se trabalho a juízes e jornalistas.

      Eliminar
  2. Rita, as providências cautelares são apenas aplicadas conforme o pedido. Neste caso os advogados pediram apenas contra o grupo Cofina.
    Penso que tal se deve ao facto de um dos jornalistas do CM se ter constituído assistente no processo e como tal tem agora acesso total ao mesmo.
    Existe razão válida porque o processo ainda está em segrdo de justiça, não podendo quem tem acesso ao mesmo divulgar nada que aí conste - na realidade poderia ser intentado processo crime contra os jornais que divulgaram peças processuais ainda em segredo de justiça.
    Porquê só contra o CM, e COFINA, penso que se trata de uma posição do próprio Sócrates dado que o CM tem sido muito agressivo com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, agora já faz mais sentido. Obrigada...

      Eliminar
    2. Uma opinião mais fundamentada, com a óbvia opinião pessoal do autor em:
      http://portadaloja.blogspot.pt/2015/10/onde-estao-agora-os-charlies.html

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.