segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O prado mais verde...

Ontem, ao telefone com um amigo meu americano, perguntei se ele achava que o partido era mais importante do que o país. Ele disse que o país é sempre mais importante do que o partido. "O país vem sempre antes do partido", reforçava ele a resposta. Até mencionou que George Washington, o primeiro presidente americano, achava que os partidos eram muito maus:
“However [political parties] may now and then answer popular ends, they are likely in the course of time and things, to become potent engines, by which cunning, ambitious, and unprincipled men will be enabled to subvert the power of the people and to usurp for themselves the reins of government, destroying afterwards the very engines which have lifted them to unjust dominion.”

~ George Washington

A certa altura, diz-me que o grande erro dos EUA foi ter adoptado um sistema bi-partidário. Ele, que é republicano, lamentava-se:

"Temos nos republicanos pessoas tão diferentes como os que apoiam o NRA, os religiosos, os libertários, etc. Essas pessoas nunca deveriam estar juntas. Deveria haver para aí oito partidos nos EUA."
Eu tive de me rir e contar o que se passava em Portugal. É mesmo uma questão de: "O prado é sempre mais verde do outro lado."

4 comentários:

  1. Olá Rita,

    Conheces o conceito de anaciclose? É um tema que surgiu na Grécia antiga e que considera que as formas de governo são circulares, alternando formas "virtuosas" e "decandentes" de Governo. A forma decadente da democracia é a oclocracia, que, nos dias de hoje, se poderia chamar de demagogia desbragada.

    Não tenho dúvidas que Washington fosse familiar com o conceito, como também não era o seu conhecimento do ditador romano Lucius Quinctius Cincinnatus, não fosse os EUA ter um Estado baptizado em sua homenagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu desconhecia, obrigada! Isto de nos darmos com pessoas que sabem mais do que nós é muito bom.

      Eliminar
  2. Correcção: Não é estado, é cidade! Estou com a cabeça noutra coisa.

    ResponderEliminar
  3. Não só uma cidade, mas também uma espécie de ordem honorífica criada após a independência (que creio, aliás, ter sido muito criticada na altura pelos antepassados do Partido Democrático)

    https://en.wikipedia.org/wiki/Society_of_the_Cincinnati

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.