terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Isamu Noguchi

Fui ao Smithsonian American Art Museum, onde está exposta uma colecção do trabalho de Isamu Noguchi, um artista e arquitecto paisagístico americano, que se inspira em várias civilizações para criar a sua arte, como os templos do sudeste asiático, México, e Japão, passando pelas praças italianas e as pedras pré-históricas de Inglaterra. As suas peças vão de objectos pequenos e bastante portáveis até à planificação de grandes espaços sociais. Muitos dos trabalhos têm uma função utilitária, para além da estética. Gostei bastante do leque de materiais usados, que incluíam papel, metal, e pedra.


Uma candeeiro de papel que evoca as núvens




Vários objectos patenteados, como candeeiros e mesas. O registo da patente está exposto na parede, ao pé do respectivo objecto.


Um candeeiro de mesa


Um pequeno banco e uma mesa


Uma estrutura desenhada para uma produção de dança de Martha Graham. A estrutura de metal assenta numa escultura de pedra, em forma de serpente





O poço: uma fonte esculpida em basalto


A montanha: escultura em travertino persa


Um modelo de um jardim infantil, "Play Mountain", que evoca a arquitectura das civilizações meso-americanas


Uma miniatura de uma escada em mármore que leva a um escorrega


A entrada para a escada





1 comentário:

  1. Usando tecnologias recentes, conseguiram captar a voz de Alexander Graham Bell, há 128 anos, num disco de cera que ele gravara.
    https://www.publico.pt/2013/04/29/ciencia/noticia/descoberta-a-voz-de-alexander-graham-bell-o-inventor-do-telefone-1592879

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.