sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Version 2.297

No ranking de países que melhor lidam com a pandemia, a Bloomberg coloca Portugal acima do Irão e abaixo da Colômbia, no lugar 44 entre 53. A Grécia está na vigésima posição, só para terem a noção. Ao fim de quase um ano, os portugueses têm exactamente a mesma atitude que tiveram quando, no início, decidiram que a melhor forma de planear o combate à pandemia era discutir a inconstitucionalidade do confinamento. Agora para se decidir se se abrem ou não as escolas, por exemplo, usam focus groups, petições, etc. Imaginem que em vez de uma pandemia, estávamos em guerra, era mesmo com focus groups e petições que se ía chegar à vitória? 

Portugal é um país desorganizado, que tem em postos de liderança pessoas que, para além de incompetentes, são ignorantes e arrogantes. É a receita ideal para o desastre e é isso que o país vive. Para além do desastre humano e económico, iremos ter mais um desastre financeiro. Não há plano de obras públicas que valha ao país, assim como os anteriores não valeram. O entusiasmo pelas bazucas pós-tragédias apenas demonstra uma predileção pela imoralidade. 

Com mais de 800 mil casos identificados, podemos com segurança dizer que o verdadeiro número de pessoas infectadas é bastante mais alto. Nesta altura do campeonato, não há nada a ganhar em proibir as pessoas de trabalhar ou as crianças de ir para a escola, desde que sigam as recomendações de comportamento social. 

Há meses que devia haver um plano detalhado que decidisse que actividades abrir e fechar com base na situação de cada localidade, isso devia ser um processo fluído e os portugueses já deviam estar treinados a adaptar-se facilmente a mudanças de circunstâncias. Se tivesse sido seguido desde o início, não estaríamos na cauda da lista. O topo da lista tem países que controlaram o movimento das pessoas. Por exemplo, a Austrália e a Nova Zelândia foram cuidadosos em aproveitar o primeiro confinamento para identificar casos e fazer identificação de potenciais infectados; a Noruega alargou os horários de funcionamento do comércio. 

Afinal, não estavam grandemente preocupados com os direitos garantidos pela Constituição. Se estivessem, não acabaríamos nesta palhaçada em que a primeira vítima é a dignidade humana, aquela que o artigo primeiro da CRP diz ser a base da República Portuguesa. Que o Presidente da República seja um professor de Direito Constitucional que é incapaz de ver um boi à frente do nariz, mas que mesmo assim foi reeleito diz muito acerca do que está mal na República.

1 comentário:

  1. Totalmente de acordo:"Portugal é um país desorganizado, que tem em postos de liderança pessoas que, para além de incompetentes, são ignorantes e arrogantes".

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.