terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Educação familiar

No programa da Diane Rehm de hoje discutiu-se o tópico de crianças que, por uma razão ou outra, ficam ao cuidado dos avós. Ao ouvir o diálogo nota-se que, para estas crianças, quase todas elas de estratos sociais mais baixos, é importante a disciplina e a estrutura que os avós conseguem dar ao ambiente familiar, que normalmente é cáustico. Fica aqui o link para quem queira ouvir.

Quando eu andava na faculdade, por cortesia, os meus pais costumavam tomar conta de dois irmãos, filhos de uns vizinhos nossos. A mãe tinha problemas com depressão e quando ficou grávida do segundo filho frequentemente dizia que a criança não era desejada e teria sido preferível ela ter tido um aborto. Naquela altura não era permitido. Era muito triste ouvi-la falar. O menino mais velho já tinha sete ou oito anos e era muito indisciplinado: não que fizesse traquinices, mas quando decidia que queria uma coisa, pedia, e começava a chorar e a gritar para lha darem. Os adultos normalmente aquiesciam a criança só para a calar.

Recusei-me a alimentar o ciclo vicioso. Durante várias semanas ele fez um berreiro ao meu lado; os meus pais ralhavam comigo e diziam para eu o calar e eu ignorava e dizia ao menino o que eu esperava dele: pedia com voz calma, dizia "se faz favor" e "obrigado" e eu consideraria os seus pedidos. Sem essas três coisas, eu recusava-o sempre. Eventualmente, tornou-se numa criança agradável ao meu lado, mas continuava a ser indisciplinado perto dos outros adultos.

É lógico que para mim era fácil manter a calma porque eu não tinha grandes responsabilidades para além dos meus afazeres escolares; mas se uma situação familiar é difícil, não é com gritos e berraria que ela se irá tornar mais fácil. Infelizmente, muitos adultos não percebem isto ou estão numa situação mental muito difícil e não se conseguem ajudar a si próprios, nem aos seus filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.