quinta-feira, 25 de junho de 2015

Procura-se esfregona...

Há uma emigrante portuguesa em Los Angeles, CA, que não consegue encontrar uma esfregona e um balde. Juro-vos que é verdade! Diz ela no Dinheiro Vivo:
3. Baldes com espremedor e esfregona. Está na minha lista de coisas a trazer quando for de férias a Portugal, porque aqui não existe. Há grande variedade de esponjas descartáveis, mas o conceito de um espremedor num balde quase deixou um empregado da Lowe"s a dar gargalhadas na minha cara. Fui a uma dezena de lojas e supermercados e nem sinal.

Vocês sabem que eu já vivi em muitos sítios nos EUA (Oklahoma, Arkansas, Tennessee, e Texas) --e é lógico que visitei muitos outros sítios também-- e sempre, mesmo quando eu andava no meio do nada, era possível encontrar uma esfregona com um balde de esfregona--chama-se mop e mop bucket with wringer. Reparem que, se tem nome, é evidência forte que a coisa existe em algum sítio. É vendida de certeza no Walmart; se vocês gostam de algo um bocado mais giro, vão ao Target. Mas o Lowe's também tem e o Home Depot. Sinceramente, não percebo o problema desta rapariga. Ela até sabe que a Internet existe...

Sabem de que é que eu tenho saudades? Couves, bom peixe, enchidos portugueses, queijo de cabra fresco, requeijão, pastelaria portuguesa, cafés e esplanadas à beira-mar, o meu Oceano Atlântico, e livros em português nas livrarias.

5 comentários:

  1. Felizmente também fui emigrante, mas só tive saudades do mar (vivia a 700 km) e da comida.
    Quanto a livros, nem por isso. Não leio quase nada em Português de Portugal, não me dizem quase nada.

    Adoraria ter continuado, até hoje, como Emigrante. Julgo que fiz uma asneira deste TAMANHO ao regressar.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regina, só me esqueci de lhe agradecer por me ter enviado este artigo--caiu-me o queixo quando li algumas partes. Obrigada...

      Eliminar
  2. Eu até percebo a rapariga. Está em choque cultural o que é normal depois de se viver uma vintena de anos no mesmo país.

    Concordando consigo, dou mais uns aninhos de América à rapariga até ela começar a sentir falta de todas essas coisas boas e que verdadeiramente só pode encontrar em Portugal - e já agora, a ser capaz de comprar uma esfregona, balde e espremedor num Walmart. Mas quem é que tem saudades de uma esfregona ou de caixas multibanco? na américa? onde até o hipster que vende sabonetes artesanais num rib fest saca logo de um iphone com um leitor de cartão de crédito no momento do pagamento??

    ResponderEliminar
  3. Os comentários ao artigo também são interessantes. Parece que ainda há muitos portugueses a viver (há tempo suficiente) no estrangeiro que continuam a ler o dinheiro vivo. Pessoalmente só visito o site de vez em quando para ler a coluna do Ricardo Reis.

    ResponderEliminar
  4. A rapariga é especializada em anúncios à Apple. Não dá para mais. Deixei de ler.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.