terça-feira, 9 de junho de 2015

Oh Canada...

"On the back of a cartoon coaster
In the blue TV screen light
I drew a map of Canada
Oh Canada"

~ Joni Mitchell, "A Case of You" *

No dia 1 de Julho, que é "Canada Day" ou dia do Canadá, o Canadá vai deixar de cobrar impostos em produtos de higiene femininos. Como nós, mulheres, temos de usar estes produtos e não temos grande escolha, mas os homens não precisam deles, cobrar impostos a tampões e pensos higiénicos afecta apenas as mulheres, ou seja, é um imposto sexista.

Isto de ter o período já tem inconvenientes suficientes como, por exemplo, ir na rua e, de repente, sentir uma dor tão grande na barriga que, por uns segundos, até suspendemos a respiração para ver se aquilo passa mais depressa. Noutras alturas, no meu caso, ficava com dores de cabeça maciças, daquelas que se vai para a cama a chorar para ver se aquilo passa com o sono. E isto é só uma amostra, há mulheres que, às vezes, nem conseguem sair da cama. Para mim, a melhor coisa de envelhecer é que já não dói tanto, como nos primeiros 25 anos.

Para gerir o nosso período, lá compramos nós os tampões e os pensos, que até são um bocado caros. As marcas fazem uma publicidade gira, metem umas flores nas embalagens, que é para nós mulheres ficarmos felizes de termos o período. Eu não fico feliz de ter de comprar aquilo. O meu primeiro período apareceu em Junho de 1984, acho que foi no dia de Sto. António. Eu pedi ajuda à minha mãe e ela explicou-me o que fazer. E eu pensei "É isto? Agora a minha vida vai ser isto? Que grande seca..." E desejei que a menopausa se apressasse. Hoje já tenho pena que a menopausa esteja próxima, mas não por causa do período, tenho é pena das minhas curvas. A minha curvatura agrada-me muito e tenho pena de ter os dias contados.

No Texas, há um movimento que pretende fazer eliminar o imposto de vendas nos produtos higiénicos femininos, mas não vai ter grande tracção com os políticos do Texas. Ontem na rádio, no programa Texas Standard, estavam a falar sobre isso: as Texanas podem esperar sentadas--numa cadeira ou na sela de um cavalo, caso vivam em Fort Worth. Como convencer políticos texanos é um caso perdido, as mulheres decidiram fazer pressão junto das companhias que comercializam tampões e pensos: se estes produtos forem vendidos conjuntamente com comprimidos para atenuar a tensão pré-menstrual, ficarão isentos de imposto porque, no Texas, os medicamentos não estão sujeitos a imposto.

Achei que esta ideia era gira: reconheceu-se a limitação do sistema e tenta-se encontrar a solução desejada por outro caminho.

* Sempre que eu ouço falar no Canadá, lembro-me desta parte de "A Case of You". "Oh Canada" é o hino nacional canadiano.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.