terça-feira, 29 de março de 2016

Interpolação: palavras com zê


Zoroastro disse "se duvidas que uma acção seja boa ou má, abstém-te dela", mas há acções de cuja bondade ou maldade não duvidamos sequer, ainda que duvidemos se valem a pena, e quanto a estas não há profeta persa que nos ajude.
Por exemplo, escrever palavras com zê, em vez de palavras com xis ou palavras com érre, nada tem a ver com o bem ou com o mal, é inofensivo para um lado e para o outro. Falar, por exemplo, de um animal zebrado e zarolho que se alimenta de zingiberráceas, zantoxiláceas e zosteráceas; um animal zorreiro e quase zuca, que zurra e dorme num zungu no meio de grande zurraria e colecciona zózimas e zózimos; um animal que, diz o povo havendo quem diga que o que o povo diz é o que diriam os deuses ou um deles pelo menos, é um fervoroso zuingliano e o seu pêlo é zúdero; um animal zigóstata e ziguezagueante a quem agradam o zimbro, a zonada e o zircão, que também conhecemos pelo nome de zircónio; um animal mais zombador do que zangado, excepto quando está zineta, o que acontece sempre que bebe o extracto zizífico ou a zitógala, e de cabeça zoante; um animal mais zolaísta do que zoantropo, e por isso céptico quanto ao zodíaco, à zoomorfose e ao zoomagnetismo; um animal, enfim, de zootaxia problemática, já que há quem o considere zoófito, enquanto outros afirmam que é zoolitóforo e outros ainda sublinham a sua estranha capacidade de induzir zoofobia e zoolatria simultaneamente; falar, dizíamos, de um animal assim não prejudica ninguém e também é provável que não beneficie, ainda que para alguns de nós possa ser terapêutico, tanto falar como ouvir falar, e até mesmo zooterapêutico. Resta saber se o que é terapêutico nos deixa zaguchos ou zarucos, zeimões ou zelosos, ou qualquer outra coisa escrita com zê, mas talvez seja inútil também querer saber isto já que escrever palavras com zê em vez de palavras com xis ou palavras com érre nada tem a ver com o bem ou com o mal e é inofensivo para um lado e para o outro.

1 comentário:

  1. Eu, por exemplo, gosto de assistir a filmes de zoofilia. Quando me encontro mais macambízio ou rezinga, encontro naquelas relações entre os animais racionais e os irracionais, lenitivo que me confere algum sossego e me evita uma consulta ao psicólogo. Durante a noite é que é o buzílis... sonho imens com enorme cavalos, cães e giboias a demolir-me a casa à... cacetada... literalmente à cacetada!

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.