sábado, 19 de março de 2016

Uma fénix verde

A Phoenix Tower, em Houston, é um dos edifícios altos na zona da Greenway Plaza, mas não pertence a esse complexo, e tem 34 andares. Os primeiros oito são parque de estacionamento. O nono andar é onde fica o átrio do edifício e a recepção principal. O nono andar tem os tectos altos, pois também ocupa a altura do décimo. Para se chegar ao último andar é preciso tomar três elevadores: um elevador do parque de estacionamento até ao átrio, um do átrio até ao andar 33, e depois outro que dá acesso ao último andar. No topo ficava a penthouse da pessoa que construiu a torre, mas o edifício foi vendido e a penthouse transformada em escritório de advocacia, quando o construtor foi à falência.

No nono andar, há também um restaurante de fast food, de qualidade medíocre, e um jardim. O jardim tem um putting green, situado sobre parte do parque de estacionamento, que foi desenhado pela companhia de Jack Nicklaus, uma das lendas de golfe dos EUA. O edifício é considerado amigo do ambiente, e recebe o estatuto de "Energy Efficient" todos os anos, com um placard com os galardões proeminentemente visíveis à saída dos elevadores centrais, que dão acesso ao átrio, e também no rés-do-chão.


A parte oeste do edifício vista num dia nublado. Notem as bandeiras a meia-haste no complexo da Greenway Plaza, por respeito a Nancy Reagan.


O lado norte do jardim.


O jardim e o putting green.


A parte sul do jardim.


O putting green. Os edifícios ao fundo são o complexo da Greenway Plaza.


Vista aérea do jardim. Notem o edifício do outro lado da rua, que está a ser destruído.


A parte sul do edifício vista do outro lado da via rápida, na esplanada de uma gelataria.


Outra vez a fachada do lado oeste, mas desta vez num dia de sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.