quinta-feira, 31 de março de 2016

O encontro mais importante

"Qual considera o encontro mais importante da sua vida? Até que ponto é que este encontro lhe pareceu, e lhe parece agora, resultado da fortuna ou pré-destinado?"

~ Inquérito feito por Paul Éluard e André Breton, os resultados do qual foram publicados no jornal Minotaur

É verdade, estou a ler "O Amor Louco" de André Breton. Gosto muito dos Surrealistas. Aqui estão alguns dos livros que estou a ler agora, alguns dos quais já mencionei aqui (o Robert Motherwell era um homem muito atraente -- um autêntico perigo).






2 comentários:

  1. «Elle est debout sur mes paupières
    Et ses cheveux sont dans les miens,
    Elle a la forme de mes mains,
    Elle a la couleur de mes yeux,
    Elle s'engloutit dans mon ombre
    Comme une pierre sur le ciel.
    Elle a toujours les yeux ouverts
    Et ne me laisse pas dormir.
    Ses rêves en pleine lumière
    Font s'évaporer les soleils,
    Me font rire, pleurer et rire,
    Parler sans avoir rien à dire»

    Paul Éluard

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, também reparaste que eu devia ler alguns destes livros em francês, em vez da tradução em inglês. Infelizmente, o meu francês está muito enferrujado. Li no outro dia alguns dos textos do Motherwell traduzidos para francês e notei que tinha perdido toda a profundidade para mim. O meu francês não é suficientemente bom -- até nem coloquei acento no Éluard, tenho de ir corrigir.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.