quinta-feira, 24 de março de 2016

Outro alerta...

Há dois dias, o U.S. DoS emitiu um alerta aos cidadãos americanos que estão na Europa ou irão lá estar. Diz assim:
The State Department alerts U.S. citizens to potential risks of travel to and throughout Europe following several terrorist attacks, including the March 22 attacks in Brussels claimed by ISIL. Terrorist groups continue to plan near-term attacks throughout Europe, targeting sporting events, tourist sites, restaurants, and transportation. This Travel Alert expires on June 20, 2016.

U.S. citizens should exercise vigilance when in public places or using mass transportation. Be aware of immediate surroundings and avoid crowded places. Exercise particular caution during religious holidays and at large festivals or events.

Fonte: United States Department of State, U.S. Passports & International Travel

Em Novembro do ano passado, houve um alerta global, que expirou em 24 de Fevereiro. O alerta para a Europa termina em 20 de Junho, mas aposto que até lá haverá mais outro atentado. O povo diz que "não há duas sem três", mas já passámos desse ponto e parece que os terroristas estão a ganhar momentum. Os responsáveis pela segurança na Europa são, acima de tudo, optimistas. Daqueles que pensam que não haver atentado é sinal de sucesso, quando não se pode falar em sucesso neste tipo de situações, pois a véspera de um dia em que as coisas falham é um dia em que tudo corre bem. Pensem nos EUA na véspera de 11/9/2001: também se pensava que havia sucesso.

Lá por os terroristas terem escolhido Paris duas vezes e Bruxelas uma, não quer dizer que não decidam diversificar o seu portefólio de alvos. Uma das dificuldades em lidar com estas coisas é que, por serem tão raras, parecem um bocado aleatórias e difíceis de prever antes de acontecerem.

1 comentário:

  1. Os turistas americanos podem escolher o nosso país para passar férias.
    Ainda ha poucas horas, um expert em matéria de terrorismo garantiu que em Portugal são práticamente nulas as hipoteses de ocorrer uma ação terrorista... pelo simples facto de os terroristas cá do retângulo não possuirem uma estrutura de apoio na retaguarda.
    Pasmo com a sabedoria e confiança que algumas pessoas transpiram, com base em... sabe-se lá o quê...

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.