segunda-feira, 29 de junho de 2015

Loucura

Não faço ideia quanto nos custaria sair do euro, nem sei avaliar quanto nos custa continuar. Sempre desconfiei dos alargamentos. Nunca fui um entusiasta da moeda única. Para mim, a “Europa” devia ser apenas uma zona de comércio livre, como defendem os ingleses. Sem políticas comuns, sem nenhuma burocracia. Agora, que o euro treme por todos os lados com o abanão da Grécia, alguns génios defendem como solução mais integração: aprofundamento da união bancária, união orçamental e, cereja em cima do bolo, um estado federal. É preciso não saber nada de história para sonhar sequer com um Estado federal europeu.

3 comentários:

  1. Concordo. A europa jamais será uma federação. Confederação, talvez. Federação não!

    ResponderEliminar
  2. Nem a favor do espaço Schengen?

    Concordo que se deu um passo maior que as pernas, mas idealmente seria um estado federal... e não sei se não seria viável dentro de 2 décadas porque haverá cada vez mais europeus "de facto" em vez de cidadãos de países.

    ResponderEliminar
  3. O projeto europeu nunca foi o de "apenas um mercado".

    Quanto às burocracias, mesmo se nos quisermos cingir às 4 liberdades (de negócio de bens e serviços, de estabelecimento, de movimento de pessoas e movimento de capitais) isso vai sempre implicar algumas burocracias (mesmo sem regulatory overreach). Na realidade, o que muitos criticam nem é a burocracia, mas a forma como ela é criada.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.