terça-feira, 24 de março de 2015

O dia do pai é uma paneleirice do caralho

É verdade. Não é que tenha o exclusivo. Aniversários, dias internacionais da mulher ou da criança, vai dar tudo ao mesmo. Quem precisa que o facebook lhe lembre que está na hora de partilhar uma foto fofinha sobre o quanto gosta de alguém, se calhar não gosta assim tanto desse alguém.

Foi por isso que quando o meu pai ontem pediu à minha mãe para me agradecer (ironicamente) pela mensagem de dia do pai que não lhe mandei,  respondi peremptoriamente: “deixa-te de mariquices”.

Hoje morreu o Hérberto Hélder e pensei logo no meu pai. Não sei quanto a vocês, mas se algum dia tiver filhos e um poema do Al Berto os lembrar de mim, acho que posso descansar de consciência tranquila. Isso ou quando o Benfica marcar um golo.

Outra coisa que me faz um bocadinho de espécie é a necessidade de algumas pessoas dizerem a toda a hora “Gosto muito de ti”. Principalmente no que toca aos seus progenitores. Começando pelo facto de sermos programados geneticamente para gostar deles e acabando no facto de eles saberem disso (ainda que se tentem fazer de sonsos de vez em quando). Como pseudo-poeta deixem que vos confesse uma coisa – na maior parte das circunstâncias, no que toca a sentimentos, as palavras não servem para um caralho. 

Porque o facto de eu comprar um iman para o frigorífico da minha mãe onde quer que vá (ainda que ache aquilo uma patetice pegada e a porta do frigorífico lá de casa pareça mais um tapete de arraiolos que um electrodoméstico), ou de sentir uma alegria histérica por lhe ter podido oferecer uma Bimby no Natal aqui há uns anos expressa muito melhor o quanto gosto dela do que os telefonemas diários que ela eventualmente deixou de esperar.

A mensagem, vinda de alguém que tem o Facebook aberto 24/7 é: deixem-se de palavras bonitas e partilhas melosas no facebook. Gostem de quem vocês gostam como deve ser , isto é, sem palavras.

3 comentários:

  1. As pessoas devem poder expressar a maneira de gostar dos outros da forma que entenderem. Tu discordas das mariquices e advogas o paradigma oposto, mas isso deve ser uma decisão de cada um. Mas tens razão: a paneleirice das memes que se partilham no Facebook é uma seca e muitas vezes é para os outros verem.

    Às vezes apetece-me dizer às pessoas "Adoro-te, tenho saudades tuas, pensei em ti." Mas muitas vezes, escrevo uma carta ou um postal ou um email só porque sim ou meto um poema no Facebook delas, que é para toda a gente saber que eu sou piegas. O único problema é que a minha pieguice é interpretada como uma preferência sexual. É triste que dizer "Adoro-te" à minha melhor amiga faça pessoas pensar que eu a quero levar para a cama. Mas ela até é boazona, mas eu prefiro um bonzão.

    E que Helberto Helder descanse em paz..

    ResponderEliminar
  2. Bem... Quando li o título caíram-me os ovários... hahaha! "Je te love"...

    ResponderEliminar
  3. Depois disto, só tenho a dizer: gosto muito de ti!

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.