quinta-feira, 26 de março de 2015

Seria um grande Pastel de Nata

Na semana passada, no programa da Diane Rehm, houve uma entrevista a Sally Jewell, que é U.S. Secretary of the Department of Interior, que em Portugal seria o equivalente a Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia. A Sra. Jewel, que vêem aqui na foto numa indumentária muito pouco ministerial, tem um background do mundo de negócios e até foi CEO da REI, que é uma companhia que vende equipamento para actividades ao ar live, como campismo, caminhadas pelo mato (chama-se "hiking" em inglês), etc.

Ela tornou-se Secretária do Interior em April de 2013 e começou um programa de cooperação entre o estado federal americano e o sector privado. Diz ela que reparou que os jovens americanos não passam muito tempo ao ar livre e não têm grande conhecimento dos recursos naturais do país. E depois também notou que havia muito desemprego entre os jovens. Então ela decidiu implementar um programa de conservação do território que usa alguns jovens como empregados e muitos como voluntários, porque não tinha dinheiro para pagar a toda a gente.

O sector privado entra por duas vias: a American Eagle, uma empresa que vende roupa para jovens, deu uma doação que vai ser usada para pagar parte do custo do programa e depois comprometeu-se a dar preferência de emprego aos jovens voluntários do programa. O objectivo é educar os jovens, mas também é ensiná-los a trabalhar em equipa, a liderar e ter iniciativa, ter responsabilidades, etc. Ou seja, quando a American Eagle se compromete a dar emprego a alguns destes jovens, já sabe de antemão o treino que tiveram e também sabe que são jovens que têm sentimentos altruístas e querem contribuir para melhorar a sociedade.

Durante a entrevista, é patente o entusiasmo da Sra. Jewell não só pelas suas responsabilidades para com o território e o ambiente, mas também por estar a contribuir para enriquecer a experiência dos jovens americanos e a torná-los melhores cidadãos. Mas a maneira como ela fala dos jovens é que é realmente extraordinária porque ela diz qualquer coisa como "Eu vou a estes locais ver como as coisas estão a ser feitas e os jovens ensinam-me o que estão a fazer e a importância do que fazem!"

Imaginem vós um ministro em Portugal que se vestisse assim, a dizer que ia a um sítio com jovens e os jovens é que o ensinavam e treinavam e, depois, ainda por cima, usava jovens desempregados como voluntários! No dia a seguir nos jornais, na TV, na rádio, apareceriam todos os craques de Portugal a dizer que o Ministro não percebia nada, não tinha respeito nenhum pelo povo porque se vestia como se fosse tomar o café no bar da esquina da sua vizinhança e era adepto da escravatura com esta história do voluntariado. E, depois, como é que era uma pessoa capaz, se até tinha de ser treinado por jovens. Ainda por cima jovens portugueses que são muito inúteis--é por isso que o país os mantém desempregados em casa dos pais depois de os manter anos na escola, pode ser que o conhecimento dos pais e dos professores seja transferido para os jovens por osmose. É óbvio que todos os especialistas chamariam a um Ministro deste calibre um grande Pastel de Nata.

1 comentário:

  1. O nosso equivalente engravatadinho é este. Recomendo o uso intensivo da imaginação:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ministros_do_Ambiente_de_Portugal#/media/File:Jorge_Moreira_da_Silva.jpeg

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.