terça-feira, 3 de novembro de 2015

Mudanças na demografia americana

A demografia americana está a mudar. Todos os meses, os media que cobrem negócios lançam previsões e fazem inferência com base em tendências passadas. Já dei aqui a conhecer o meu enviesamento: há demasiadas mudanças demográficas para se poder inferir com a mesma confiança com que se inferia há uns anos.

Angus Deaton, que ganhou o prémio Nobel de Ciências Económicas este ano, e sua esposa Anne Case, ambos economistas em Princeton, disponibilizaram um estudo esta segunda-feira que revela mudanças demográficas trágicas: a análise dos dados de mortalidade da pessoas entre os 45 e os 54 anos de raça branca não-hispânica, demonstram que a mortalidade deste grupo está a crescer.

O efeito é mais pronunciado em pessoas de baixo nível económico e é suficientemente forte para afectar o grupo etário inteiro. Este aumento da mortalidade está associado ao maior número de suicídios e consumo excessivo de drogas e álcool.

Esta constatação junta-se a outras que indicam que a esperança média de vida nos EUA diminuiu. Os tempos mudam, mas não para melhor...

Fonte: The New York Times

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.