quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Regresso ao escudo

"Rei morto, rei posto!" Agora que o PS formou governo, já notei que várias pessoas, inclusive analistas que aparecem na TV e que escrevem para os jornais, passaram a criticar o PSD e elogiar o PS, em contraste com o que faziam antes da telenovela Costa. Até já vi um analista dizer que o PSD tem de "cair na real" e acabar com a corrupção e os "jobs for the boys". Entretanto, o governo Costa contém muita gente do governo Sócrates, um dos governos mais corruptos desde a Revolução dos Cravos. Esse governo tinha "jobs for the boys" a torto e a direito, mas já toda a gente teve uma branca ou dizem que temos de esquecer o passado. Quem se esquece do passado comete os mesmos erros no futuro.

Ao mesmo tempo, o Governo Costa tem mais ministérios do que o governo que cessou, aliás, Pedro Passos Coelho teve um dos governos mais pequenos desde 74, mas os factos não ficam bem às pessoas que preferem lamber as botas de quem está no poder. Já agora, recordem-me quando é que o PS se reformou das falcatruas que fez quando levou o país à bancarrota? O PS até retirou António José Seguro da liderança para eleger António Costa, um homem que era apoiado pelas mesmas pessoas que José Sócrates.

É ainda mais preocupante porque ainda o governo novo não governa e os socialistas já exigem censura da comunicação social: não se pode chamar cegos aos cegos, nem ciganos aos ciganos. Reparem na estatística da coisa: se há racismo e intolerância em Portugal é porque a maioria dos portugueses os pratica e tolera. Logo, como o PS, BE, PCP, e PEV representam mais de 62% do eleitorado, segundo as últimas eleições, estes partidos e os seus apoiantes também fazem parte do problema. Isto ainda é mais bicudo porque o PSD/CDS/PP só esteve no poder quatro anos e não foi em quatro anos que o problema surgiu, já vinha de trás, ou seja, o PS é de certeza parte do problema.

Agora digam-me que não, não é: o PS redimiu-se, já temos um Primeiro Ministro de ascendência goesa, uma Ministra negra, uma Secretária de Estado cega, e um Secretário de Estado cigano. Ah, e temos quatro mulheres ministras. Ainda estou à espera de alguém homossexual porque dá-me ideia que se está a construir um escudo humano em redor do governo Costa. Quanto querem apostar que a primeira pessoa que questionar o andamento do processo Sócrates irá ser acusada de racista?

4 comentários:

  1. Rita, tem lá paciência, um título de jornal a dizer "Costa chama cega e cigano para o Governo" é simplesmente inadmissível. Não faltava mais nada que não nos indignássemos com uma coisa destas.

    http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/executivo_integra_ex_autarca_cigano_e_cega.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tinha visto, mas continuo a achar que se faz uma tempestade num copo de água. O problema advém de nós usarmos os termos cego e cigano de forma derrogatória: "Tu és cego ou não queres ver?" e "Aquele gajo é um cigano.", por exemplo. Achas que quem se indigna com a manchete não usa estas expressões? Não sejamos hipócritas, pois não foi o CM que criou o problema--todos nós fazemos parte do problema.

      Mas achei a primeira linha da notícia muito favorável ao novo governo: "O Presidente da República dá esta quinta-feira posse a um dos mais plurais e integradores Executivos de sempre: um verdadeiro mosaico social."

      A propósito, o guia de estilo da Associated Press nos EUA defende o uso do termo "Black" em vez de "African American". Já o termo "nigger" está envolto em grande polémica: os brancos não o podem usar.

      Eliminar
    2. "Eu já tinha visto, mas continuo a achar que se faz uma tempestade num copo de água."

      Não é um copo de água, mas independentemente disso, onde é que viste a tempestade? Não me apercebi de qualquer tempestade, tirando algumas pessoas no Facebook e no Twitter a dizerem que este título é uma tristeza.

      Eliminar
  2. Eu aposto que nem vai ser preciso chegar aí pois a Ministra da Justiça reúne as melhores condições de todos os mundos para o que se pretende...

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.