quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Viver com terrorismo à porta de casa

A segurança na Europa depois do atentado em Paris fez-me reviver uma experiência de há mais de quarenta anos. É que terror na Europa, já houve – e em diversas ocasiões.
Em Julho de 1973 participei, com mais seis colegas portugueses, professores dos ensinos preparatório (designação do tempo, 5º e 6º anos) e secundário, numa conferência organizada pela OCDE com o tema “School-based curriculum development”, a qual decorreu na Universidade de Coleraine, na Irlanda do Norte. Nessa altura, a Irlanda do Norte era um lugar complicado para viajar: a instabilidade provocada pelo IRA (Irish Republicain Army) estava ao rubro, com atentados constantes. Como é sabido, era no fundo uma guerra religiosa, católicos contra protestantes.

Na viagem para Belfast, via Londres, na British Airways, comecei a sentir os efeitos da instabilidade. Não havia o rigor que há hoje em relação a passageiros, mas a revista da minha pasta em Heathrow foi à minúcia de abrir a bolsa do cachimbo (podia lá ter um revólver…). Mas mais sério foi quando aterrámos. Como estava à janela numa das filas do lado esquerdo do avião, vi aproximarem-se, em passo acelerado, duas filas de soldados, de arma em riste, que formaram uma ala junto à escada, por onde passámos na saída, em relativo desconforto, em direcção à sala de entrega de bagagens.

Nós íamos ser alojados em Portrush, uma estância balnear a uns dez quilómetros de Coleraine. Estavam à nossa espera dois carros que nos iriam levar de Belfast a Portrush. Era no fim do dia, mas em Julho as noites começam tarde naquela zona, por isso tivemos oportunidade de perceber que ao longo da estrada havia muitos sinais de que levavam a sério a possibilidade de qualquer ataque. De vez em vez, havia um bloqueio, com soldados a querer revistar o carro. Não nessa vez, mas noutra ocasião pedirem mesmo as identificações dos passageiros. Na rua principal de Portrush não se podia estacionar; de 3 em 3 metros havia bidons que o impediam, a fim de evitar os carros armadilhados.

Na abertura da Conferência, as primeiras palavras (encorajadoras…) foram para avisar que se soasse um sinal de alarme deveríamos em primeiro lugar deitar-nos do chão. E, nas viagens de autocarro que fazíamos diariamente percebíamos sempre que se procurava antecipar qualquer surpresa. Um exemplo: no fim-de-semana sem actividades, foi-nos oferecido um passeio, para o qual foi distribuído um itinerário. Mas na altura, já no autocarro, foi-nos comunicado que iríamos seguir um itinerário diferente, evidente manobra de despiste.

Vou referir apenas mais duas notas dessa viagem. Na altura, a localidade mais afectada pelos terroristas era Londonderry, que distava uns quarenta quilómetros de Portrush. Tínhamos travado relações amigáveis com o director da escola secundária de Londonderry, e ele, a dada altura, convidou-me, e ao Helder Pacheco (exactamente, o notável portuense, ao tempo professor numa escola da sua cidade e que, com sua Mulher, apresentou uma interessante exposição de trabalhos realizados pelos seus alunos e que foi muito bem recebida por todos), a ir até à sua cidade para ver in loco o que se passava. Além de nós dois foi também outro participante cuja nacionalidade e nome me escapam.

A escola ficava fora do perímetro da cidade, num local aprazível. A simpatia do director foi ao ponto de nos oferecer de jantar e, depois, descemos para o centro. Ainda hoje tenho presentes as imagens e as emoções desse fim de tarde. Os carros não podiam circular, por isso o carro teve de estacionar num local relativamente afastado e fizemos o percurso a pé. Bom: a rua principal tinha todos os prédios numa semi-ruína; a única coisa que possuíam era fachada. Lembrava as imagens que tínhamos dos edifícios de Londres depois dos bombardeamentos alemães.

A dada altura, começámos a ouvir passos de corrida e do nada apareceu uma brigada de soldados, armados, a fazer-nos sinal para nos afastarmos. O anfitrião sugeriu que deveriam estar à procura de alguns membros do IRA refugidos perto. E desandámos, claro… Confesso que nesse momento tive medo.

A nota final: numa segunda-feira, um participante que vinha de Belfast contava aos amigos que no domingo a sua secretária tinha morrido vítima de um ataque bombista. E dizia isso demonstrando um mínimo de emoção, como se se tratasse de um “fait divers”.

Percebi então, juntando tudo o que já vira – e o que haveria de ver – que mesmo numa situação de insegurança a continuidade necessária da vida gera habituação. Apesar de estarem em constante alerta, as pessoas criam uma espécie de carapaça e são capazes de reagir portando-se como sempre. Não ouvi muitos queixumes. Genericamente, as pessoas comportavam-se como se tudo fosse normal. Numa festa do hotel, os irlandeses riram, dançaram, fizeram inclusivamente humor com a situação.

Eu próprio, à medida que o tempo passava, me fui habituando e quase esquecendo o insólito de estar a viver numa zona de guerra. O que não quer dizer que, quando ao fim das duas semanas regressei a Londres (e fiquei lá mais uma semana), não me sentisse bem mais seguro.

À margem da mensagem principal deste post, uma referência para a importância que a conferência de Coleraine teve na minha vida profissional: ela marcou, decididamente, a minha orientação para o estudo do currículo como factor dominante na educação.

3 comentários:

  1. «Como é sabido, era no fundo uma guerra religiosa, católicos contra protestantes.»

    Não, não era. Sucede que uma comunidade (a nacionalista) é essencialmente católica, e outra (a unionista) é essencialmente protestante. E iso porque os católicos são, digamos assim, os irlandeses autóctones, e os protestantes descendem de imigrantes escoceses.

    Não vou dizer que a religião não desempenha um papel no assunto, mas não é o papel primordial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que ao escrever "no fundo" distorci a verdade histórica, porque "no fundo" a disputa entre católicos e protestantes na parte norte da Irlanda (unida à Inglaterra) vinha de muito longe e não era, senão circunstacialmente, religiosa. As perturbações no século XX são uma parte importante, mas pequena, do conflito. Mas, como diz no final, a religião não deixou de desempenhar um papel relevante, e disso tive percepção quando lá estive.
      Agredeço o comentário.

      Eliminar
  2. Obrigado por esta descrição, Cândido. Ainda hoje estive a discutir isto com uma amiga a pretexto de Paris.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.