domingo, 1 de novembro de 2015

“Radicalização” passageira

Como já aqui referi, entre 1820 e 2015, em números redondos, a direita governou Portugal 126 anos e a esquerda 64. Na altura, num comentário a esse post, aventei duas explicações para esse fenómeno - nada originais, diga-se de passagem. Primeira, a crónica desunião das esquerdas, reconhecida e invocada por todos, pelo menos até 4 de outubro de 2015. Segunda, a capacidade e a flexibilidade da direita (tirando os absolutistas e Salazar) em adoptar as causas da esquerda, sempre que as circunstâncias e a sua sobrevivência política o exigem. Esta é, em meu entender, a grande vantagem da direita em relação à esquerda - ajusta-se melhor às circunstâncias, é mais pragmática.

A elevação da “cultura” a ministério no governo que tomou posse na passada sexta-feira é apenas mais um exemplo desse velho estratagema de sobrevivência política da direita - escusavam era de piscar o olho à esquerda de forma tão descarada. A “radicalização” que por aí se fala do PSD é uma falsa questão. Como é fácil de perceber, no dia 9 ou 10 de novembro, a coligação vai apresentar na Assembleia da República um programa de governo quase igual ao do PS antes das eleições.

4 comentários:

  1. Caro JCA,

    Outra justificação - e que já discutimos noutro post - é que ao contrário do que muitas vezes se afirma, o povo português está ideologicamente mais próximo da Direita do que da Esquerda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se considerarmos que o conservadorismo é apenas apanágio da direita. Se bem me lembro, o nosso ponto de concórdia nesse post era mais sobre o facto dos portugueses serem conservadores, no sentido de preferirem o certo ao incerto.

      Eliminar
  2. Será que tivemos 195 anos de democracia e nunca nos disseram? Quem é que tinha direito de voto antes de 25 de abril de 1974? E que fantásticas qualidades da direita explicam o período 1926-1974?

    Rita Aguiar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tivemos voto universal depois do 25 de abril. Na monarquia constitucional e na I República também havia eleições, mas eram uma farsa e, em bom rigor, também houve eleições no tempo de Salazar, uma farsa ainda maior. Mas a minha questão não tem nada a ver com o tipo de regime político, é apenas a constatação de um facto que vale o que vale. Sobre as "fantásticas qualidades da direita" que "explicam o período 1926-1974", teríamos provavelmente que retroceder um bocado no tempo e perceber as "fantásticas qualidades" da I República, que se calhar explicam em parte o longo reinado de Salazar.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.