sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Organização energética

Tenho andado a tentar ser mais organizada, como tal tenho uma folha de cálculo para o orçamento lá de casa. Uma das coisas que lá está é o consumo de energia semanal. Um dia destes, até sou capaz de fazer umas regressõesitas para ver o que os dados dizem quando espremidos. Hoje recebi o email com a conta de electricidade e fui lá meter os números no Excel. Notei que paguei em média $0.129/KWh. Sei que é mais caro porque escolho usar electricidade 100% vinda de fontes renováveis, i.e., solar e eólica.

Como eu sou ambientalista, não me importo de pagar mais pela energia, pois se a energia de fontes menos limpas custasse o que custa ao ambiente (custo social), o seu preço seria mais alto. A diferença entre o custo social e o preço de mercado corresponde às externalidades negativas da produção de energia. Esses custos sociais derivam da poluição do ar, água, e solo, aumento de doenças respiratórias, etc. Alguns desses custos são capturados por impostos, mas nem todos. Notem que não há verdadeiramente energias perfeitamente limpas porque até a energia eólica, por exemplo, causa a morte de pássaros, ruído, estraga a vista paisagística, etc.

Mesmo sendo-se ambientalista numa terra que não acredita em política ambiental, como é o caso do Texas, há lugar à escolha no consumo de energia verde. Fui à página Power to Choose, meti o meu código postal (77401), e procurei planos de electricidade que correspondessem ao que me interessava, i.e., 100% renovável, e depois vi que preços havia disponíveis, a duração dos contratos, se os preços eram fixos ou variáveis, etc. Também fui ver se a minha companhia actual oferecia um plano melhor do que o meu. Tinham um a $0.084, com preço fixo por 9 meses e eu gosto de preços fixos. Achei razoável e dei indicação que queria esse contrato. Nos próximos 9 meses, as minhas contas de electricidade irão ser mais baixas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.