quinta-feira, 12 de março de 2015

História(s)

That men do not learn very much from the lessons of history, is the most important of all the lessons that history has to teach.

Aldous Huxley

O euro cai a pique, está agora a níveis de 2003 em relação ao dólar americano. Quer isto dizer que temos outra oportunidade. Isto só é válido se Portugal sair da sua zona de conforto e procurar mercados fora da UE e inovar na forma como olha para os seus recursos e competências, mas note-se que o nosso destino não é o de competir com a China e a Índia. O mundo não precisa de mais trabalhadores mal pagos e deprimidos; já há um stock suficientemente vasto.

Será que vamos repetir as mesmas políticas e ideias que utilizámos nos últimos 40 anos para nos enterrar ou já estamos suficientemente massacrados para tentar outras coisas novas e melhores? "Perdido por 100, perdido por 1000": se é para falharmos outra vez, ao menos falhemos com um bocadinho de mais garra e luta. Pode ser que o falhanço desta geração ensine, finalmente, alguma coisa à próxima. Ao menos temos a lei dos grandes números do nosso lado--se tentarmos vezes suficientes, um dia qualquer (esperemos que seja próximo), acertamos numa coisa boa. A nossa história diz-nos que a probabilidade de termos sucesso é superior a zero.

1 comentário:

  1. Rita, o teu post fez-me lembrar aquele famoso aforismo do Samuel Beckett: "Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better"

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.