segunda-feira, 16 de março de 2015

São engraçados ou não são?

Os nossos amigos alemães. Não acham que são pessoas muito engraças? Diz a Bloomberg que os alemães estão fartos de enviar dinheiro para a Grécia e, como tal, a Grécia deveria sair do euro. E eu penso qual a lógica disto, pois se a Grécia sair do euro, dá um grande calote, e o medo dos alemães realmente concretiza-se rapidamente: mais dinheiro terá de ser perdoado à Grécia.

Mas a parte gira nem é essa. A parte gira é um povo cujo governo se endivida a yields negativas, quer dizer, há pessoas que voluntariamente enviam dinheiro para a Alemanha gastar porque é um país muito virtuoso ao lado da Grécia que, de acordo com o que leio, tem menos virtude do que uma meretriz, fazer queixa de outro que tem o mesmo benefício, se bem que num formato diferente. Se a Grécia fosse virtuosa, teria a Alemanha acesso a yields negativas? E ainda por cima, não é que o BCE compra dívida alemã a yields negativas e o Banco da Grécia também é membro do BCE? Estas coisas são tão embrulhadas que me recordam as meadas de lã de Arraiolos que eu comprava para fazer tapetes e almofadas.

Mas a graça não acaba aí! Conheci a Ana Marques Pereira, num voo numa das viagens que fiz a Portugal, talvez há 10 anos, no qual fiquei sentada ao lado dela. Foi assim que eu conheci o seu trabalho amador. Ela é autora de vários livros e também assina o blogue "Garfadas on line", onde partilha muitas curiosidades do Portugal de antigamente, muitas delas relacionadas com um dos meus tópicos preferidos, a gastronomia. Num dos últimos posts, partilha ela esta imagem, que data da Segunda Grande Guerra Mundial:

Mas não pensem que eu sou pró-Grécia e contra a Alemanha; o que eu sou é contra uma discussão que não adianta nada. A única coisa que isto faz é desestabilizar a UE ainda mais e criar mais distância entre a Grécia e a Alemanha. Esperem lá, isto não é claramente contra os critérios de convergência da UE?

1 comentário:

Não são permitidos comentários anónimos.