quarta-feira, 25 de março de 2015

Perguntas para o BdP

Olha que bom! A economia portuguesa está projectada para crescer 1,7% este ano, em vez de 1,5%. A maior parte do crescimento é devido ao aumento da procura interna que crescerá 2,4%, em vez de 2,2%; mas o investimento cresce 4,2%, em vez dos 4,4% anteriormente projectados. Isto não é uma reversão ao tipo de crescimento que tínhamos antes de darmos um trambolhão, em que o motor era a procura interna, muita dela financiada a crédito? Os salários e o emprego já aumentaram o suficiente para alimentar o crescimento da procura interna ou andamos nós a aumentar o consumo porque temos mais dinheiro disponível porque os juros estão baixos e o BdP presume que estes estarão baixos durante muito tempo? Aliás, a inflação supostamente cai para 0,2%. Aumento da procura interna e desaceleração da inflação--parece-me muito esquisito. Ou será um reflexo da baixa de preços do petróleo? Ainda por cima o euro está fracote, logo as importações ficam mais caras.

E, depois, poderemos todos usar óculos de sol porque o futuro é brilhante, dado que as exportações estão projectadas para continuar a crescer e levar-nos a um PIB com um crescimento de 3,5% em 2017. Chamem-me o que quiserem, mas eu não acredito. Se a projecção diz que o PIB vai crescer 3,5% em 2017 (CORRECÇÃO, A TAXA PROJECTADA PARA 2017 É DE 2%), quer dizer que há 50% de probabilidade de ela estar acima e 50% de ela estar abaixo. Eu gostaria muito de ver Portugal a crescer assim, mas olhem para a nossa história e nós nunca crescemos a uma taxa assim dentro da zona euro, mesmo quando tínhamos investimento público anormalmente alto. Para além disso, temos uma pressão demográfica e uma dívida que não tínhamos nos bons velhos tempos.

Ou seja, eu não percebo nada da lógica destes números e gostaria que se fizessem muitas perguntas acerca de como é que foram cozinhados, especialmente porque estamos em ano de eleições e já se vê muita gente a fazer promessas que não irão cumprir. Não se acanhem, perguntem, mas façam perguntas difíceis. Portugal precisa de quem faça perguntas difíceis antes, e não depois, das crises. ACTUALIZAÇÃO: A taxa projectada para 2017 é de 2% e não de 3,5%. De 1986 a 2012, a média geométrica da taxa anual de crescimento do PIB a preços constantes foi de 2,15%; se incluirmos as últimas projecções para 2013 e 2014, é de 1,98%.

6 comentários:

  1. Rita, o PIB real esta bastante abaixo do potencial. Agora que acabou a necessidade de austeridade adicional, é natural que a procura interna seja o motor do crescimento durante uns anos. Nao que a procura externa nao continue a contribuir.

    Com sinceridade, nao percebo a dificuldade em perceber. Vc nao tem um curso de economia?

    De resto, nao ha razar de espanto em crescer 3,5%, e ate pode acontecer este ano (via baixa do petroleo). Nos tb nuncatinhamos grandes quedas no PIB e tivemos duas, em 2009 e 2011-13. Recuperar delas deve ser visto como normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não tenho um curso em economia; tenho três. E não é só o PIB que está abaixo do potencial. Quem nos governa está muito abaixo do potencial. Expliquem-me como é que um país que é governado por pessoas tão abaixo do potencial consegue facilmente atingir o seu potencial. Há décadas que não atinge, logo o que é que é tão especial agora que o país vai finalmente atingir o potencial? As pessoas curiosas querem respostas...

      Eliminar
    2. Afinal, eu errei: a projecção é de 2%--os tais 3,5% são mesmo anormais...

      Eliminar
  2. Excelente pergunta colocada ao Banco de Portugal...

    ResponderEliminar
  3. Rita, olha que a notícia não fala em crescimento do PIB de 3,5%. Anda sempre à volta dos 2%, correcto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tens razão. Obrigada pela correcção. de 1986 a 2012, a média geométrica da taxa anual de crescimento do PIB a preços constantes foi de 2,15%; se incluirmos as últimas projecções é de 1,98%.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.