sábado, 16 de janeiro de 2016

Revisão

Em Novembro de 2015, poucas semanas antes do PS formar governo, Mário Centeno reviu o plano do custo do programa do PS com as condições dos partidos que apoiam o governo. O Observador tem uma boa peça acerca dessas estimativas, de onte tirei estas duas tabelas que comparam a revisão com uma versão anterior:

Fonte: Observador.pt

Compare-se a evolução do défice nos cenários acima com a evolução do défice anunciada este mês pelo IGCP, e que pode ser encontrada na peça do Público:


Fonte: Público

Note-se que, antes de chegar ao governo, o PS foi informado do problema do Banif, logo se ignorou custos desse tipo nas suas previsões fê-lo por escolha própria; não foi por não ter sabido do problema. Então, fomos enganados ou não?

Quem se irritou muito com o PSD/CDS/PP não ter mantido as promessas eleitorais em 2011 devia sentir a mesma irritação por o PS não estar a manter a promessa eleitoral de não endividar mais o país. Em vez disso, ouço pessoas a dizer que este governo está a manter as promessas eleitorais. Não está, não...

2 comentários:

  1. Os valores do primeiro quadro estão em % de PIB, os segundos estão em mil milhões de Euros. Aliás os segundos são baseados nos primeiros... ...aqui está o link... (http://observador.pt/2016/01/11/igcp-defice-orcamental-2016-equivale-52-mil-milhoes-euros/)

    ResponderEliminar
  2. A comparação não é entre as percentagens do primeiro quadro e os valores absolutos do segundo. O problema é que no primeiro quadro, e no discurso mil vezes repetido de MC e AC em Novembro, diziam-nos que os saldos orçamentais de 2016-2019 iam ser muito parecidos com os previstos anteriormente (apenas uns 0,2% a mais em cada ano), mas agora nas contas do IGCP, o défict no total de 4 anos passa de um total de 6,2 mil milhões para 17,1 mil milhões. Qualquer coisa como triplicar...

    Mesmo a Rita está a ser benevolente, a diferença dá para 5 BANIF's

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.