domingo, 17 de janeiro de 2016

A destreza no governo

Muito boa entrevista do Manuel Caldeira Cabral. Posso discordar de alguns pontos específicos mas concordo largamente com o que diz. Se eu considerasse que esta visão é maioritária dentro daquele governo, estaria bem mais optimista do que estou.

3 comentários:

  1. Gostei muito da entrevista e das explicações que foram dadas em relação ao racional da descida do IVA na restauração com o qual concordo a 100%.

    Achei interessante o seguinte ponto da entrevista em que o jornalista questiona relativamente à possibilidade de alteração das medidas caso o preço para o consumidor não baixe:

    "E se isso não se verificar? Se houver apenas uma aumento das margens de lucro? Acompanham a situação e revertem a medida?
    Penso que isso terá de ser estudado. Mas enquanto ministro que tutela o consumidor e a concorrência, se visse que esta medida se revelava apenas no aumento das margens, ficava preocupado."

    Acredito que o principal objetivo desta medida não seja a descida do preço ao consumidor mas sim o aumento das margens com o objetivo de por sua vez estimular o emprego na área da restauração. Ou seja, que o principal parâmetro a monitorizar seria o efeito desta medida no emprego do setor da restauração a invés da descida do preço ao consumidor. Qual a v/ opinião?


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, pelo racional, e histórico, da indústria da restauração, tal como em muitas outras indústrias e serviços, nem uma coisa nem outra. Nem os preços baixarão nem o aumento das margens de lucro implicará, necessariamente, um aumento do emprego. Poderá, quanto muito, ajudar muitos dos agentes da indústria a cumprirem com maior regularidade as suas obrigações com os seus fornecedores e com a Banca.

      Eliminar
  2. Nem mais. O que é mais difícil tem de ser dito directamente.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.