quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

27 de janeiro de 1945 e a falta de coragem para falar

Em 27 de Janeiro de 1945, o Exército Vermelho chegou a Auschwitz, de longe o maior campo de concentração. Com os seus satélites nas imediações, combinara um brutal complexo de trabalhos forçados com uma capacidade de extermínio inaudita. As estimativas apontam para cerca de um milhão e cem mil vítimas. Um milhão eram judeus.
O funcionamento das câmaras de gás havia sido suspenso em Novembro de 1944. As instalações do morticínio foram desmanteladas. Houve tentativas dos nazis para apagar os vestígios das actividades assassinas do campo de concentração. A inesperada rapidez do avanço do Exército Vermelho causara o pânico nos guardas de Auschwitz. Foram dadas ordens claras para a evacuação do campo. O comandante de campo, o SS-Sturmbannfuhrer Richard Baer, ordenou que se disparasse sobre os atrasados na marcha de evacuação ou sobre qualquer prisioneiro que tentasse fugir.
Quando os bolcheviques chegaram, restavam apenas sete mil prisioneiros, reduzidos a meros esqueletos ambulantes. Um deles era Primo Levi (1919-1987). Judeu, italiano, químico, escritor de génio. Em “Se isto é um Homem”, lançado em 1947, narra as suas experiências em Auschwitz. A escrita é clara, seca, objectiva. Levi sempre criticou os que escreviam com falta de clareza. Mais tarde, diria que o “verdadeiro crime, o crime colectivo geral, de quase todos os alemães daquela época, foi o da falta de coragem para falar”. Ter sobrevivido tornou-se um peso demasiado grande para a sua consciência. Suicidou-se em 1987.

2 comentários:

  1. Para quem ainda não teve a oportunidade de ver, recomendo Antony Sher em Primo.

    ResponderEliminar
  2. "Ter sobrevivido tornou-se um peso demasiado grande para a sua consciência. Suicidou-se em 1987"

    Na versão biográfica que conheci deste químico é mais verosímil que Primo Levi tenha morrido por acidente ocorrido no consumo de medicamentos.

    E comento, porque, aos 17 anos, conversei com um sobrevivente do holocausto - em resposta a uma pergunta que lhe fiz deu-me uma resposta visual - perfilou o seu metro e noventa, como se estivesse a olhar para o infinito, e assim se manteve em silêncio durante algum tempo após o que retomou o que estava a ensinar. Eu senti-me esclarecido.

    Entre outros sobreviventes igualmente muito conhecidos existe um que deixou o seu nome numa técnica chamada "Logoterapia" (Viktor E. Frankl, f. 1997), baseada na sua experiência pessoal no campo de concentração.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.