sexta-feira, 27 de março de 2015

Confirma-se que estudou por lá

ADENDA: Costuma-se acrescentar a adenda no fim, mas neste caso o desmentido é suficientemente importante para ser acrescentado no início. Seguindo um link que me foi apontado por uma amiga de FB, fui ter aquionde se confirma que a tese foi mesmo entregue em 2013. Assim, o que está escrito a seguir fica sem efeito. Não apago, por ser contra as regras não escritas dos blogues.


Na sequência das notícias de hoje sobre o livro de Sócrates que, alegadamente, poderá ter sido escrito por outrem, andei, com uns amigos, a passear pelo registo de teses em França. Tanto quanto consigo perceber, nunca José Sócrates defendeu a tese de mestrado.
A tese de José Sócrates apenas aparece na listagem de teses em preparação:
Teses em preparação
Na listagem de teses concluídas não aparece nada.
Teses defendidas
Na página da orientadora, Astrid von Busekist, aparecem várias teses por ela orientadas, a última das quais defendida em 2014, mas a de Sócrates aparece como tese ainda em preparação, ou seja, nunca entregue.

Parece que se confirma que José Sócrates foi mesmo aluno de SciencesPo em Paris. Já é melhor que nada.

3 comentários:

  1. Excelente pesquisa! Posso confirmar que esse site que tem teses que sei terem sido defendidas em setembro e novembro de 2014.

    Rita

    ResponderEliminar
  2. Mas isso quer dizer que as bases de dados francesas não actualizam os dados no computador. Aqueles gajos são incompetentes. Onde já se viu...

    Agora a sério, o link que te deram não indica que o manuscrito esteja disponível: quando se pressiona no botão para dar a disponibilidade não indica a localização. E apenas tem uma citação no Google Scholar. Estranho que a tese apareça mas não dê grandes sinais de vida. Também acho esquisito que a orientadora dele apenas tenha os alunos de doutoramento no CV, mas não os de mestrado. Não seria um motivo de prestígio ter um antigo PM na sua lista de alunos e ter isso no CV? http://www.sciencespo.fr/ecole-doctorale/sites/sciencespo.fr.ecole-doctorale/files/Busekist_fr.pdf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num CV de meia dúzia de páginas é normal não incluir as orientações de tese de mestrado.
      Pelo que me explicaram no FB, este site é referente a teses de doutoramento, daí não aparecer a tese de mestrado de Sócrates.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.