sexta-feira, 10 de julho de 2015

Um excelente acordo

Vejo no Facebook que os apoiantes do Syriza estão muito contentes com as cedências que, pelos vistos, a Tróica vai fazer ao governo grego.

Já os contestatários do Syriza parecem muito felizes porque o governo grego cedeu em toda a linha, aplicando ainda mais austeridade do que aquela que recusaram em referendo.

Bem, se todas as partes estão satisfeitas com o acordo que fizeram, então é porque é um excelente acordo: o Euro está salvo e a Grécia vai começar a crescer como o caraças

4 comentários:

  1. Sinceramente não me parece um acordo bom (ambas as partes vão fazer coisas que no fim são contra-produtivas), mas provavelmente é a única forma de evitar a saída da Grécia do Euro durante uns anos, e evitar desde já aceitar os custos da decisão (o que não me surpreende muito... todas estas "crises" tem sido um exemplo de como os politicos arranjam sempre mais uma forma de evitar reconhecer que erraram).

    É mais uma fase de "kick-the-can" com a esperança de que as instituições europeias evoluam entretanto...

    ResponderEliminar
  2. Caro LA-C,

    Eu queria era uma análise comparativa. O Guardian tem uma pseudo-análise com umas bolas e umas setas, mas ou sou eu, ou não percebo bol(h)a daquilo.

    ResponderEliminar
  3. O raciocinio (contorcido) que alguém do syriza poderia fazer - como isto está, mal o BCE volta a emprestar dinheiro ao Banco da Grécia para este emprestar à banca grega, os gregos vão esvaziar totalmente os depósitos bancários (que era o que já queriam fazer mas não conseguiram).

    E a partir do momento em que a Grécia deixe, na prática, de ter bancos, quando daqui a uns anos ou mesmo meses se estiver outra vez a negociar um novo empréstimo, o governo grego já tem mais força - a arma de cortar a liquidez aos bancos gregos já não funciona.

    ResponderEliminar
  4. Não me parece um excelente acordo, mas o acordo possível para ambos.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.