quinta-feira, 16 de julho de 2015

Preços hedónicos

Na próxima semana vou a Portugal. Como marquei com uma amiga que vive em Londres encontrar-me com ela em Lisboa, ontem reservei um quarto num hotel em Carcavelos. Havia várias opções de tipos de quartos, mas cada tipo de quarto podia ser reservado com vista para o jardim ou com vista para o mar. É claro que escolhi um com vista para o mar. A diferença no preço do quarto com vista para o mar e o do quarto com vista para o jardim era de $17 (reservei numa website americana). Fica-se, assim, a saber que o preço hedónico da vista para o mar é de $17/noite/quarto no dia da minha estadia. Se quiséssemos saber o valor total daquela vista num ano, bastava calcular a diferença entre a receita dos quartos com vista para o mar e a dos que têm vista para o jardim.

Hedonic pricing ou hedonic valuation (preços hedónicos ou valorização hedónica) é um dos métodos de valorização de bens ou recursos ambientais, mas também pode ser usado para avaliar características não ambientais. Por exemplo, é muito usado em avaliar características do imobiliário, mas nesse caso convém fazer uma análise mais precisa do que apenas olhar para a diferença dos preços, pois é preciso controlar o efeito de várias variáveis ao mesmo tempo. No caso do meu quarto de hotel, estava praticamente tudo controlado e a única diferença entre os quartos era a vista. O objectivo do método é encontrar um valor para coisas que não são comercializadas em mercados privados. Não se pode comprar apenas uma vista para o mar ou uma localização ao pé do Marquês de Pombal, mas pode-se comprar isso associado a outro bem como uma casa, um apartamento, um quarto de hotel. Ao ver as diferenças de preços entre os bens comercializados com e sem a característica de interesse, podemos isolar o valor da característica.

Há vários outros métodos de valorização de bens não comercializados no mercado, como por exemplo os recursos naturais. Cada método tem vantagens e desvantagens e é adequado para certos tipos de bens e/ou situações. Podem ler mais sobre os métodos de valorização aqui.

2 comentários:

  1. Um bom exemplo para as minhas aulas de economia urbana. Lembrei-me agora que as equações salariais à la Mincer seguem um princípio muito semelhante.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.