quinta-feira, 23 de junho de 2016

A virtude da humildade

O meu pai contou-me uma vez que nos anos 60 viu um anúncio de emprego num jornal. Um dos requisitos era que o candidato fosse uma pessoa humilde.
Pois eu não gosto de pessoas humildes. Talvez seja esse um dos motivos pelos quais sou fã absoluto do Ronaldo.
Do  Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

hu·mil·de
(derivação regressiva de humildar)
adjectivo de dois géneros
1. Que tem humildade.
2. Simples, modesto.
3. Obscuro, pobre.
4. Medíocre, baixo.
substantivo de dois géneros
5. Pessoa humilde.
hu·mil·da·de
(latim humilitas, -atis, pequenez, modéstia)
substantivo feminino
1. Qualidade de humilde.
2. Capacidade de reconhecer os próprios erros, defeitos ou limitações. = MODÉSTIA ≠ ALTIVEZ, ARROGÂNCIA, ORGULHO
3. Sentimento de inferioridade. = REBAIXAMENTO
4. Demonstração de respeito, submissão. = DEFERÊNCIA, REVERÊNCIA ≠ DESRESPEITO
5. Ausência de luxo ou sofisticação. = SIMPLICIDADE, SOBRIEDADE ≠ OSTENTAÇÃO
6. Pobreza, penúria.

4 comentários:

  1. Se gosta de quem faz queixinhas por não ser eleito capitão, quem é indelicado com raparigas acompanhadas quando não lhe passam cartão, quem passa a vida no campo a levantar os braços para o arbitro ver e em poses, esteja á vontade. E não, não é inveja, sou humilde.

    ResponderEliminar
  2. "Não gosto de pessoas humildes" é um mimo...

    ResponderEliminar
  3. O episódio do microfone representa um dos gestos de maior coragem e dignidade cívica da nossa história recente. Um punhado de homens como Ronaldo, a confiar no seu trabalho e na sua vontade e não em calculismos ou imagens de conveniência, a olhar de frente para as bestas, e o país não tinha chegado ao ponto a que chegou.

    ResponderEliminar
  4. Nos países ibero-americanos a humildade é uma treta para consumo de párocos medievais à qual nem sequer costumam aderir os católicos que têm um mínimo de cultura.

    Embora esse termo seja muito usado em sentido figurado, com outros significados, a sua base é a mesma, um certo tipo de dominação e reprodução social, inclusive de violência nas relações entre pessoas muito próximas.

    Há poucos dia foi noticiado que certa estação de televisão despediu uma charlatã que contratara porque ela recomendou humildade a uma mulher que veio ao seu programa lançar um SOS sobre a situação de violência de que era vítima, por parte do seu marido. Tiro-lhe o meu chapéu – foi uma estação socialmente responsável.

    Quanto ao jogador Ronaldo falta-lhe “insight”. Em tempos, ele esteve a cuidar disso, e com excelentes resultados, tendo terminado, porque faltou-lhe a coragem de prosseguir, coisa que não se compra e que ele pensava que poderia comprar. Esteve no seu direito e não é uma crítica, apenas um convite à ponderação de quem quer que nisso possa ter interesse.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.