quarta-feira, 29 de junho de 2016

O "lapsus linguae" de Schäuble



Em política, quase sempre o que parece é. As afirmações do todo-poderoso Ministro das Finanças da Alemanha, sugerindo que o nosso país necessitaria de um novo “programa de assistência económica e financeira”, eufemismo no jargão económico para resgate ou salvamento da bancarrota, logo clarificadas, pelo próprio, na condição de não cumprirmos as regras europeias, podem bem não ter sido um mero lapso ou falta de tacto político.
O Governo de António Costa não se pode gabar de resultados económicos consistentes. Provavelmente também (quase) ninguém o esperaria, sabido como é que as verdadeiras reformas estão por fazer, na estrutura do Estado e, sobretudo, no reforço do nosso aparelho produtivo. Portugal não pode ser um conglomerado de prestação de serviços, na medida em que a riqueza sustentada de uma Nação assim se não constrói. Do mesmo passo, fruto de políticas da UE e de opções erradas dos nossos governantes, serão necessárias décadas para que Portugal seja um país com contas equilibradas e a produzir.
Não sou economista nem pretendo sê-lo. Mas como qualquer cidadão preocupado com o nosso futuro colectivo e com o mínimo acesso a dados estatísticos oficiais do INE, resultantes dos apurados em Abril de 2016 e do “Boletim Mensal de Estatística” de Maio de 2016 (o mais recente), há factores que saltam à vista do observador comum e que nos devem pôr em estado de alerta. Assim, o saldo altamente positivo das nossas exportações dá sinais de abrandamento, a taxa de desemprego cujo valor mais recente é conhecido, relativa ao primeiro trimestre de 2016, é de 12,4%, maior em 0,2% que no semestre passado, atingindo os 11,9% no 3.º trimestre de 2015, depois de uns desgraçados 13,7% no 1.º trimestre do mesmo ano. As exportações diminuíram 2,5% e as importações decresceram 7,3% em termos nominais face ao mesmo mês de 2015.
Fruto da aposta no crescimento por via do consumo privado, a capacidade de financiamento da economia fixou-se em 1,0% do PIB no ano terminado no 1.º trimestre de 2016, menos 0,1% que a observada no trimestre anterior. Mas os Portugueses parecem desconfiar – e bem –, visto que a poupança bruta aumentou 1,6%. Porém, a taxa de poupança das famílias fixou-se em 3,5%, menos 0,8% que no trimestre precedente, traduzindo o maior aumento do consumo privado comparativamente ao observado no rendimento disponível. Mais: o crescimento significativo do consumo privado foi em larga medida resultado da aquisição de bens duradouros. Voltamos à compra de automóvel novo, ao endividamento privado.
Mas nem tudo são más notícias: a necessidade de financiamento das Administrações Públicas diminuiu, passando de 4,4% do PIB no ano acabado no 4.º trimestre de 2015 para 3,8%. Esta melhoria resultou do efeito conjugado do aumento de 0,5% da receita e de uma redução de 0,6% da despesa. Contudo, veja-se que para quem acha que Portugal deve ser quase só um destino de turismo, em Abril de 2016, hóspedes e dormidas tiveram menor crescimento e as dormidas do mercado interno encontram-se em desaceleração. Apesar disso, e estando em “exílio dourado” o responsável pelo “brutal aumento de impostos”, em 2015, a carga fiscal aumentou 4,4%, após o crescimento de 2,1% observado em 2014, correspondendo a cerca de 34,5% do PIB.
Advertia Chateaubriand que “a ambição de quem não tem capacidade é um crime”. Por seu turno, em “Maquiavel em Democracia”, o experiente Edouard Balladur escreve: “o político deve falar e agir de forma que o povo acredite, (…) convencido da sua sinceridade, confie na sua palavra”. Será que o actual Governo o está a fazer? Descontada a evidente “docilização” da verdade estudada por agências de comunicação e imagem e batalhões de inefáveis assessores, o que passa é uma festa constante, de um entusiasmo quase transbordante, com um PR que, cumprindo a sua missão, puxa pelo país, de um Estado que vibra com a selecção nacional e que, naturalmente cansado de um ano de trabalho, anseia pela silly season. E, entretanto, a economia nunca deixa de mover-se.
Voltando a Schäuble, parecem evidentes as tendências expansionistas (do prisma económico-financeiro) da Alemanha, as quais vêm já de pouco depois do pós-Guerra. O Brexit está a dar uma ajuda e os pintainhos assustados procuram refúgio nas amplas saias de Merkel, por isso chamada pelo seu povo die Mutter (a Mãe). Será este um dos primeiros sinais de que os germânicos nada aprenderam com a lição britânica e que não percebem que uma União de directórios apenas, sejam eles de que latitudes, são mesmo o princípio do fim deste projecto? A tragédia grega, que tanto insufla a cultura europeia, não acaba naquele país. Alastra-se: para uns, por incapacidade governativa e por anomia dos seus cidadãos; para outros, por uma irreprimível vontade de mando que, a longo prazo, também a estes mata.
É ingénuo acreditar que Schäuble tenha tido um lapsus linguae. Limitou-se a espelhar o que a maioria do “núcleo duro” pensa dos Estados periféricos: vamos concentrar-nos no filet mignon e deixar cair os gordurosos do Sul. Se assim for, a visão do Ministro ainda é mais pequena do que o conhecido. Se Portugal fosse um coelho, provavelmente morreria atropelado a dez metros de Schäuble.




4 comentários:

  1. Caro André Lamas Leite:
    Disse: «sabido como é que as verdadeiras reformas estão por fazer, na estrutura do Estado e, sobretudo, no reforço do nosso aparelho produtivo.»
    Mas o governo que queria ir além da Troika não fez as reformas?
    Afinal, não entrámos no bom caminho?
    E a Troika não nos avaliou permanentemente, com visitas a intervalos curtos?
    E com tanta medida correcta o aparelho produtivo não saiu reforçado?
    Então porque fomos elogiados permanentemente por quem manda na UE como um caso de sucesso?
    O André deve andar distraído, pois todos os números que resultaram de 4,5 anos de sucesso atestam esse sucesso.
    É só lê-los.
    Se tiver paciência, aqui ficam:
    4 orçamentos do governo Passos Coelho – obrigaram a 8 orçamentos rectificativos.
    Metas do PEC para 2012-16: Previa-se um défice orçamental para 2015 de 1% do PIB e um rácio da dívida no PIB de 109,5%.
    Ficámos a saber pelo Eurostat que aqueles valores foram, respetivamente, de 4,4% (incluindo efeito Banif) ou 3,2% (sem o efeito Banif) e de 129%.
    Em maio de 2011, a poucas semanas das penúltimas eleições legislativas, Álvaro Santos Pereira procedeu no blogue Desmitos a uma avaliação do desempenho do anterior governo PS à luz de oito critérios – oito indicadores económicos, analisados em sucessão a fim de proporcionar uma perspectiva abrangente da situação da economia portuguesa.
    1) PIB POTENCIAL
    2) DÍVIDA PÚBLICA
    3) TAXA DE DESEMPREGO
    4) DÍVIDA EXTERNA TOTAL (BRUTA)
    5) DÍVIDA EXTERNA LÍQUIDA
    6) DÉFICE EXTERNO
    7) EMIGRAÇÃO
    8) CONVERGÊNCIA FACE À EUROPA
    Santos Pereira concluiu essa análise ao legado do governo PS afirmando que estávamos perante, «de longe, os piores indicadores económicos desde 1892» e apelando a que os portugueses não esquecessem esses factos no dia das eleições. Poucas semanas depois, tomava posse um novo governo de coligação PSD-CDS, sustentado por uma maioria absoluta parlamentar. O Ministro da Economia desse governo era o próprio Álvaro Santos Pereira, certamente determinado a inverter a catastrófica situação que tão exaustivamente diagnosticara.
    Eis a situação após 4,5 anos de «bom caminho», de correcção da situação catastrófica de 2011 (ver, essencialmente os 8 gráficos, que são bem eloquentes): http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/2015/09/o-governo-chumba-se-si-proprio.html
    Verificamos que um ficou em níveis idênticos aos de há quatro anos (taxa de desemprego), um melhorou significativamente (saldo da balança corrente) e seis pioraram consideravelmente (crescimento do PIB potencial, dívida pública, dívida externa bruta, dívida externa líquida, emigração forçada pelas circunstâncias económicas e divergência face à Europa).
    No fundo, o governo melhorou o saldo externo e piorou tudo o resto.
    E nem sequer se entra em conta com os níveis de pobreza, de desigualdade, do salário médio, da cobertura dos apoios sociais ou do emprego total.

    ResponderEliminar
  2. E não esquecer que a UE adiou o problema da Grécia para depois da "silly season" porque não queria que Grécia e Brexit acontecessem ambos em Junho...

    ResponderEliminar
  3. É uma questão de tempo até a Alemanha formar o seu "núcleo duro", do qual Portugal dificilmente fará parte. Nem sei se isso seria desejável, mesmo que o nosso país tivesse uma economia capaz.

    A nossa ambição tem sido sempre estar no "pelotão da frente" da integração europeia, mas isso acaba por ser uma ilusão, porque fazemos figura de corpo presente, mas com o país cada vez mais fraco e dependente.

    Quais acham que são as nossas hipóteses? Temo que vamos passar décadas de estagnação económica e cultural.

    ResponderEliminar
  4. André Lamas Leite,

    Não sei se é historiador, mas deixo aqui esta citação, traduzida do alemão:

    «A principal diferença entre um historiador e um economista é que o primeiro ainda vai percebendo alguma coisa de Economia, mas o segundo ignora, até despreza, completamente, a História».

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.