domingo, 10 de julho de 2016

Protestos continuam em Minneapolis

Durante a noite passada, manifestantes em Minneapolis bloquearam uma auto-estrada protestando a morte de Philando Castille. Os manifestantes confrontaram a polícia e atiraram fogo de artifício, pedras, tijolos, garrafas de vidro partidas, etc. Vários polícias foram feridos. A polícia veste equipamento "anti-riot".

A propósito de equipamento, aquando dos protestos de Ferguson, MO, falou-se que um dos problemas destes confrontos entre a polícia e os civis é que a polícia tinha acesso a equipamento que era usado em cenário de guerra pelos militares. À medida que os EUA diminuíam a presença física em conflitos militares internacionais, uma altura que coincidiu com a recessão e redução de despesa pública ao nível das cidades e vilas, esse equipamento era canalizado para forças policiais domésticas, o que poderia facilitar o uso de força excessiva. Há um ano, a Casa Branca baniu o uso deste equipamento por parte da polícia, mas houve quem achasse que não teria grande efeito.

Sem dúvida que se nota que se está a realizar uma mudança social nos EUA, que é uma etapa seguinte no movimento dos Direitos Civis, e os principais catalizadores dessa mudança são os smartphones e as redes sociais, especialmente as que permitem streaming em tempo real, como o Live do Facebook e o Periscope.


2 comentários:

  1. Hmmm... Algo para registar e seguir com interesse nos próximos tempos.

    ResponderEliminar
  2. https://www.commentarymagazine.com/american-society/harvard-study-debunks-police-shootings-myth/

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.