terça-feira, 12 de julho de 2016

É boa pessoa?

A propósito da manifestação em Dallas, que culminou num sniper matar cinco polícias e ferir vários, o Presidente Obama disse que tinha sido um pequeno milagre não ter havido mais vítimas. O Texas é um estado com o direito de "open-carry", ou seja, as pessoas têm o direito de andar com a arma à mostra (há algumas restrições ao tipo de arma). No dia da manifestação, várias pessoas em Dallas levaram as suas armas.

Quando a polícia estava a tentar identificar quem era bom e quem era mau, e quem poderia começar aos tiros, tinha à sua frente uma multidão que incluía pessoas armadas. Como é que ao olhar para uma multidão cheia de pessoas, umas armadas, outras não, decidimos quem é bom e quem é mau? Numa conferência de imprensa ontem, o Chefe da Polícia de Dallas lamentou que os legisladores não fizessem o seu trabalho, pois, disse ele: "We don't know who the good guy is versus who the bad guy is if everybody starts shooting."

Aliás, essa dúvida pode ter estado na origem do acidente com Philando Castile, em Minneapolis: é que, quando o polícia lhe pediu os documentos, o Sr. Castile informou o polícia que estava armado e tinha uma licença de porte. E no vídeo que a namorada fez depois ouve-se o polícia, depois de ter atingido o Sr. Castile a tiro, a repetir que lhe tinha dito para estar quieto, para não tirar nada de nenhum sítio. Talvez se recordem, mas já vos tinha dito que esta situação também me dá medo: de ser parada pela polícia, me pedirem os documentos, e depois quando eu vou à procura deles pensarem que eu ando à procura de uma arma.

A Convenção Republicana irá realizar-se em Cleveland, Ohio, que também tem "open-carry". O FBI já disse que para dentro do edifício não será possível levar uma arma, mas nada pode ser feito para limitar o direito de alguém levar a arma e não chegar a entrar no edifício, enquanto a lei não mudar. Esperemos que os pequenos milagres continuem.

Entretanto, os Democratas estão a fazer um apelo aos nudistas de Cleveland para irem posar nus à conferência Republicana. A sério! Não sei se ir nu impedirá levar uma arma...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.