terça-feira, 19 de julho de 2016

Imprópria para consumo...

Já estou a trabalhar desde as 8h até depois das 21h, mas fiz alguns intervalos. Mesmo com intervalos, estou com um pico de adrenalina do caraças! Se eu fosse maratonista, dava para ir correr, mas não sou. Agosto é um mês muito importante para a produção de milho e soja porque saem as primeiras estimativas a sério da USDA para o rendimento agrícola de ambas as colheitas. Nesta altura do campeonato, a colheita já está suficientemente avançada para as condições meteorológicas deste ano começarem a ter efeito.

Na semana passada, as minhas estimativas para as condições não foram boas. Tive de ver onde falhei. Acho que grande parte do meu erro foi porque os meus dados não estavam bons -- falhei a direcção de evolução das variáveis, o que é mais grave do que falhar a estimativa. Em princípio, é quase impossível acertar no número mesmo, mas a direcção -- prever uma descida, quando há uma subida, por exemplo -- é que não convém falhar.

Nesta altura, o nosso fornecedor de dados meteorológicos decidiu fazer umas modificações ao interface da página de Internet onde eu faço o download e também modificaram variáveis de interesse, mudando o "default" da precipitação de polegadas para milímetros e o valor de referência dos cálculos de uma variável, usando um valor para o trigo em vez de ser para o milho e soja. Só que não avisaram os utilizadores e, enquanto as unidades é fácil de ver quando há erro, no caso da outra não é fácil.

Apercebi-me que havia algo errado, mas não compreendi exactamente o que foi feito. Enviei um email aos queridos a perguntar como é estava a coisa e o Kyle, que respondeu, tentou dizer-me que estava tudo bem, funcionava tudo na mesma como antigamente. Enviei-lhe outro e-mail e expliquei-lhe exactamente o que achava que estava a funcionar mal e sugeri que incluíssem mais informação na página para esclarecer o utilizador da forma como os dados eram cozinhados quando fazíamos as buscas. Responde e diz que sim, tinha finalmente percebido o que eu queria dizer e ia fazer recomendações aos gurus dos números. Estão a ver, os americanos também fazem erros. Erramos todos, de vez em quando...

Pela minha parte, lá fui eu ver onde é que os meus dados históricos começaram a avariar porque só faço o download dos dados mais recentes. Hoje, que tenho dados históricos e previsões meteorológicas suficientes tive de actualizar a minha base de dados com correcções e produzir estimativas para tudo. A minha chefinha perguntava-me duas vezes por hora se já estava feito e eu, a tentar prioritizar as coisas e não errar em nada, fiquei um bocado frustrada e cheguei a dizer-lhe que nem ia responder. Quando eu estou a cozinhar números, não se metam entre mim e os números porque eu fico completamente imprópria para consumo.

Isto tudo para dizer que eu sou completamente maluca. Não percebo como é que no ano passado fui fazer férias nesta altura, ainda por cima uma road trip, com estimativas para fazer todas as semanas, mais as estimativas mensais. Maluca, maluca!

P.S. As minhas estimativas de hoje saíram perfeitas! Yee-haw... Tenho um emprego muito emocionante!!!

2 comentários:

  1. Essa chefe é capaz de ter uma chefia bastante inane... Se não, porque repetiria ela a pergunta de meia em meia-hora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque precisava dos números ASAP, mas como estas são as minhas primeiras previsões mensais do ano, demoro mais tempo, ainda por cima com os erros dos dados...

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.